Acerca da economia brasileira na última década de 80, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q544358 Economia
Acerca da economia brasileira na última década de 80, julgue (C ou E) o item subsequente.

A moratória do México, decretada em 1982, favoreceu a economia brasileira, uma vez que o sistema financeiro internacional direcionou para o Brasil as linhas antes destinadas àquele país, o que incluiu a obtenção de recursos do FMI, escalonados em quatro parcelas, duas desembolsadas imediatamente e outras duas liberadas após o governo brasileiro assumir compromissos com uma política econômica austera, de redução do déficit público, eliminação de subsídios e desvalorização do câmbio para incentivar exportações, o que impediu que acontecesse no Brasil o que havia ocorrido com o México.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A moratória do México, decretada em 1982, desfavoreceu a economia brasileira, uma vez que o sistema financeiro internacional considerou o risco de investimento em países em desenvolvimento majorado. Diversamente da questão, os investidores temerosos tendem a retirar seus investimentos em países de situação parecida, consequentemente, a moratória do México afetou negativamente o fluxo de capitais para o Brasil. Vejamos no trecho do livro Economia Contemporânea Brasileira.

O resultado desse novo cenário internacional foi o racionamento do crédito para os países altamente endividados — a maioria da América Latina — e a deflagração da “crise da dívida” latino-americana. Incapazes de saldar ou de refinanciar as elevadas despesas financeiras em dólares, esses países se viram forçados a declarar moratória da dívida externa. O primeiro deles foi o México, em agosto de 1982. À moratória mexicana seguiu-se um longo período de estancamento do fluxo de capital para os países em desenvolvimento, bem como de renegociação da dívida externa latino-americana (caso a caso), que se estendeu até o final da década de 1980.

Decerto, o livro citado é muito utilizado como referência bibliográfica na confecção das questões de Economia Brasileira. Pois, mais uma afirmativa foi extraída dele.

Gabarito: Errado.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A moratória Mexicana não beneficiou o Brasil. Pelo contrário, a crise gerada fez com que vários países não tivessem mais o crédito e as condições para honrarem suas dívidas. Em 1983 o Brasil teve que ceder ao FMI uma série de compromissos para poder rolar suas dívidas, criando uma política econômica austera que também teve como consequências a diminuição de investimentos e não impediu o Brasil de sofrer os mesmos problemas da dependência econômica mexicana.

Questão ERRADA. 

À moratória mexicana seguiu-se um longo período de estancamento do fluxo de capital para os países em desenvolvimento, bem como de renegociação da dívida externa latino-americana (caso a caso), que se estendeu até o final da década de 1980. Economia Brasileira Contemporânea, Giambiagi; Castro; Villela; Hermann. p.78

A moratória mexicana teve efeito negativo sobre as expectativas dos investidores internacionais em países em desenvolvimento, tal como o Brasil ("efeito tequila").

Juliana G.,

só um detalhe que o "efeito tequila" foi como ficaram conhecidos os efeitos da crise do México de 1994. Esta questão trata da moratória do México de 1982.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo