Trata-se de um fragmento (texto 2) predominantemente narrat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861848 Português
Texto 2

“ e repente, um índio jovem, neto do tuxaua Senembi, o Camaleão, que integrava a expedição de Carrasco, se aproxima de um dos cativos (que estava preso pela muçurana), bate nele brandamente, várias vezes, com a mão espalmada, e reivindica a sua posse, alegando que fora ele, neto de Senembi, quem primeiro tocara aquele inimigo, durante a luta – circunstância que lhe garantia o direito de executá-lo.” (Alberto Mussa, A primeira história do mundo, p. 129)
Trata-se de um fragmento (texto 2) predominantemente narrativo, caracterizado basicamente pela sequência cronológica de ações ou acontecimentos; duas formas verbais desse fragmento que marcam essa sucessão cronológica são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sequência de ações.

Gabarito na alternativa B

Solicita-se indicação do par de verbos que demonstre sucessão cronológica na narrativa:

A) integrava / se aproxima;

Incorreta. A forma verbal "integrava" denota estado presente no decorrer das ações, não apresentado nexo de ordem cronológica com a ação descrita em "aproximar-se";

B) se aproxima / bate;

Correta. As ações descritas ocorrem de forma cronológica: o índio se aproxima e bate;

C) reivindica / alegando; 

Incorreta. A ação de "alegar" não ocorre após a ação de "reivindicar", mas descreve o modo como a "reivindicação" ocorre.

D) fora / tocara;

Incorreta. As duas ações, descritas em forma de pretérito mais-que-perfeito do indicativo, denotam acontecimento concomitante, inexistindo sucessão cronológica.

E) tocara / garantia.

Incorreta. As duas ações, a semelhança de o que ocorre na assertiva anterior, descrevem ações concomitantes, uma resultado imediato da outra. O fato de "tocar" é gatilho de "garantir", aqui um estado alcançado, não uma ação praticada, inexistindo ordenação cronológica.

FGV tá me tirando o sono

"tocara" está no pretérito mais-que-perfeito e "garantia" está no pretérito imperfeito, isso demonstra claramente uma relação cronológica, pois o pretérito mais-que-perfeito é justamente algo que aconteceu antes de outra coisa no passado

Alguém poderia me explicar como o gabarito não é a letra "E"?

Gabarito: Letra B.

O tempo verbal predominante em textos narrativos é o pretérito perfeito. Aplicando o raciocínio ao caso em telas, teríamos: se aproximou e bateu. Contudo, quando se pretende oferecer maior dinamismo à narrativa, podemos utilizar o presente do indicativo, por exemplo, de modo a colocar os "fatos mais próximos do leitor". Nesse caso, tem-se os verbos conjugados conforme o texto: se aproxima e bate. Com relação à "sucessão cronológica" solicitada, temos:

  1. Primeiro ele se aproximou
  2. Depois bateu

__

Sucessão cronológica da FGV na vida do concurseiro:

  1. Primeiro ela se aproxima e te humilha
  2. Depois ela volta para ter certeza que te humilhou e te bater

kk

__

Vamos vencer!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo