“que integrava a expedição de Carrasco” (texto 2) é uma oraç...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Estudando as orações subordinadas adjetivas, é importante compreender a diferença entre as restritivas e as explicativas. As orações subordinadas adjetivas restritivas limitam ou especificam o sentido do substantivo, não sendo separadas por vírgulas. Por outro lado, as orações subordinadas adjetivas explicativas adicionam uma informação adicional sobre o substantivo, sendo por isso isoladas por vírgulas.
Exemplificando, ao dizer "tenho uma namorada que mora no Rio", indicamos que a namorada em questão é uma entre possivelmente outras, pois a oração é restritiva. Agora, ao dizer "Tenho uma namorada, que mora no Rio", a oração é explicativa e sugere que há apenas uma namorada em questão.
Vamos analisar as alternativas:
A) "Cabral, que descobriu o Brasil, era fidalgo português." Correta. A oração é explicativa, pois se refere a um único Cabral, o descobridor do Brasil.
B) "O romance, que é de boa qualidade, é de autor jovem." Correta. A oração é explicativa, referindo-se a um romance específico de qualidade boa.
C) "Esse é o candidato, que foi eleito para presidente." Incorreta. A oração deveria ser restritiva, uma vez que há vários candidatos à presidência, e a vírgula não é necessária.
D) "A língua portuguesa, que provém do latim, é musical." Correta. A oração é explicativa, pois se refere à única língua portuguesa que tem origem no latim.
E) "A data do descobrimento, que é incerta, foi confirmada." Correta. A oração é explicativa, pois se refere ao descobrimento em particular.
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"a oração abaixo que NÃO deveria ser precedida por vírgula, por ser restritiva, é: "
—> Orações Explicativas são adendos (acessórios) inseridos no texto. Sua retirada é plenamente possível tanto em Orações Adjetivas (com pronome relativo) como em Apostos Explicativos
—> Retirem as vírgulas de cada questão e verifiquem se esta poderia ter o sentido restritivo.
A) Cabral, que descobriu o Brasil, era fidalgo português;
B) O romance, que é de boa qualidade, é de autor jovem;
C) Esse é o candidato, que foi eleito para presidente;
D) A língua portuguesa, que provém do latim, é musical;
E) A data do descobrimento, que é incerta, foi confirmada.
NOTEM: em todas as outras orações, se retirado o trecho que está DENTRO DA VÍRGULA, teriam seus sentidos MANTIDOS.
—> Agora tentem tirar a parte final da alternativa C.
• Esse é o candidato (???????????????)
Gabarito: C
Questão interessantíssima. A FGV, pela segunda vez num breve lapso temporal entre uma prova e outra, trabalhou o sentido das orações subordinadas adjetivas restritivas e das explicativas.
Oração subordinada adjetiva restritiva restringe (como bem sugere o nome) o substantivo ou pronome. Esse tipo de oração alarga o universo de possibilidades de entendimento da mensagem. Em prática, se digo "tenho uma namorada que mora no Rio", seguramente posso afirmar que tenho mais de uma namorada, havendo uma delas que reside no Rio. Por seu turno, tomando o mesmo exemplo e transformando a oração em subordinada adjetiva explicativa, passarei a ter uma única namorada, sem possibilidade de haver outras, existindo uma delimitação de sentidos: "Tenho uma namorada, que mora no Rio."
Analisemos:
a) Cabral, que descobriu o Brasil, era fidalgo português;
Correto. A oração, necessariamente, deve ser explicativa, visto que só houve um Cabral que descobriu o Brasil;
b) O romance, que é de boa qualidade, é de autor jovem;
Correto. A qualidade boa a que se refere o escritor da frase diz respeito ao romance do autor jovem, refere a um romance apenas. Por isso a oração deve ser explicativa;
c) Esse é o candidato, que foi eleito para presidente;
Incorreto. Aqui a oração não pode ser explicativa, visto que há diversos candidatos ao cargo de presidente;
d) A língua portuguesa, que provém do latim, é musical;
Correto. A oração, necessariamente, deve ser explicativa, visto que só existe uma língua portuguesa proveniente do latim;
e) A data do descobrimento, que é incerta, foi confirmada.
Correto. A oração, necessariamente, deve ser explicativa, visto que há referência a um descobrimento em especial.
Letra C
Orações adjetivas restritivas particularizam, individualizam um ser em relação a um grupo de possibilidades. O comentário feito se refere a uma parte menor do que o todo, a entidades específicas, não à totalidade do conjunto. Não são marcadas por pontuação.
Exemplo de oração adjetiva restritiva:
"Esse é o concurseiro que passou na prova da PCRJ" . Restritiva, pois há diversos concurseiros que irão prestar esse concurso. Não podemos colocar vírgula. A mesma regra vale para a alternativa D.
SUBSTITUÍVEL POR O(A) QUAL (IS)... É A RESTRITIVA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo