Muitas expressões carecem de lógica; a frase abaixo perfeit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1861854 Português
Muitas expressões carecem de lógica; a frase abaixo perfeitamente lógica é: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na alternativa A, a frase "O freguês comprou o mesmo biscoito de ontem" é ilógica porque o biscoito de ontem já foi comprado e, portanto, não pode ser comprado novamente. Uma forma lógica de expressar a ideia seria: "O freguês comprou um biscoito semelhante ao de ontem".

Na alternativa B, a expressão "O diretor premiou com um castigo o funcionário" é contraditória, pois um castigo não é um prêmio, mas sim uma penalidade. Para corrigir a lógica, poderíamos dizer: "O diretor aplicou um castigo ao funcionário".

Na alternativa C, "Ninguém respondeu à questão, exceto João" é incongruente, pois se João respondeu, então alguém respondeu à questão. Uma versão lógica seria: "João foi o único que respondeu à questão".

Na alternativa D, "O décimo-terceiro será pago numa parcela única" é incoerente, visto que o termo "parcela" sugere divisão enquanto "única" indica singularidade. Para fazer sentido, poderia ser reformulada para: "O décimo-terceiro será pago em pagamento único".

A alternativa E "Ao contrário do publicado, ele não chegou, ele partiu" é consistente e lógica, pois expressa uma ação contrária ao que foi reportado anteriormente de forma coerente.

O gabarito correto é a Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ABARITO: E

a) O freguês comprou o mesmo biscoito de ontem; → Errado. Aqui há uma incoerência, pessoal. Como o freguês vai comprar a mesma coisa que ele comprou ontem? Não há como fazer isso rsrs. Ele pode comprar um biscoito semelhante, mas não o mesminho.

 

b) O diretor premiou com um castigo o funcionário; → Errado. Novamente, incoerente. Quem quer ser premiado com um castigo? O verbo traz um sentido positivo á frase (premiou com um aumento, um bônus etc.), e não negativo. Falta lógica aqui.

➥ Complementando: a FGV também gosta de colocar um "graças a" com sentido negativo. Fique de olho: "estou triste graças a sua morte". Aqui também reside uma incoerência. "Graças a" é empregado quando as expressões têm sentido positivo: "graças a Deus fui aprovado", "graças a meu melhor amigo comecei a estudar" etc.

 

c) Ninguém respondeu à questão, exceto João; → Errado. Se eu disse que NINGUÉM respondeu à questão, como posso dizer que João, que é alguém, lhe respondeu? A frase é incoerente.

  • Muito cuidado quando usar essas expressões generalizadoras em suas redações (todo mundo, ninguém etc.). Se estiver na dúvida se realmente TODO mundo fez isso ou aquilo, utilize a maioria, grande parte etc. O certo seria: "a maioria não respondeu à questão, exceto João"

 

d) O décimo-terceiro será pago numa parcela única; → Errado. Se é uma parcela (uma parte/fração de algo), como pode ser única? O certo seria: "será pago integralmente, de uma vez, à vista etc.". Veja que, no dia a dia, não podemos ir às Casas Bahia, por exemplo, e dizer: "meu camarada, parcele aí em uma vez" rsrs, pois isso não existe: pagamos à vista, ou em 2, 3, 5, 849 vezes (rs) etc.

 

e) Ao contrário do publicado, ele não chegou, ele partiu. → Correto. Por eliminação, chegamos ao gabarito. Na prova, tente procurar a errada e eliminar, até sobrar uma. Aqui, realmente, não incoerência (falta de lógica). Publicaram que ele chegou, mas, na verdade, ele partiu..

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

a) O freguês comprou o mesmo biscoito de ontem;

Incorreto. Logicamente, é impossível o freguês ter comprado o biscoito que foi comprado no dia anterior. Pode comprar outro; o mesmo, não. Tornando a frase lógica: "O freguês comprou um biscoito como o de ontem";

b) O diretor premiou com um castigo o funcionário;

Incorreto. Castigar é um suplício, e não um prêmio. A frase está incoerente. Pode-se torná-la coerente com estes termos: "O diretor impingiu/impôs/aplicou ao funcionário um castigo";

c) Ninguém respondeu à questão, exceto João;

Incorreto. Se ninguém respondeu à questão, como pode João ter sido o único? A estrutura carece de lógica. Tornando-a lógica: "João foi o único que respondeu à questão";

d) O décimo-terceiro será pago numa parcela única;

Incorreto. A palavra "parcela" denota mais de uma. Acrescer o adjetivo "única" ao substantivo "parcela" torna a frase incoerente, ilógica. Tornando-a lógica: "O décimo-terceiro será pago numa parcela";

e) Ao contrário do publicado, ele não chegou, ele partiu.

Correto. Toda a frase está coerente, lógica.

Letra E

FGV é X na questão e mão na bíblia!

O examinador solicita a única alternativa que há lógica.

A - O freguês comprou o mesmo biscoito de ontem; Não tem como comprar o mesmo

B - O diretor premiou com um castigo o funcionário; Não tem como premiar alguém com castigo

C - Ninguém respondeu à questão, exceto João; João respondeu S

D - O décimo-terceiro será pago numa parcela única; Se é única, como será parcela?

E - Ao contrário do publicado, ele não chegou, ele partiu. OK

Como vou saber que ele partiu ,se nem chegou!? Pode vindo ( chegando)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo