Em "Conceber o futuro é somar novos esforços àqueles já feit...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Conceber o futuro é somar novos esforços àqueles já feitos anteriormente..."
I - Primeiramente temos o emprego de um VTD terminado em R, S ou Z. Pela regra nós retiramos a última letra e completamos com o pronome oblíquo LO, LA, LOS ou LAS, tendo como resultado:
Concebê-lo ...
II - No segundo caso não sei explicar o motivo de não acontecer a substituição do complemento verbal destacado.
Concordo com o amigo abaixo, não encontrei resposta nesta questão, visto que entendi que deveria ser substituido os complementos destacados ao meu ver ficaria assim : Concebe-lo e soma-lo
Em relação à segunda substituição, entendi que não é necessário fazê-la porque isso implicaria em uma modificação semântica. A questão diz "(...) substituindo-se o (s) complemento (s) verbal (ais) pelo (s) pronome (s) pessoal (ais) oblíquo (s) correpondente (s)". Logo, pode ser um ou os dois complementos. No caso de substituirmos ambos, teremos: "Concebê-lo é somá-lo novos esforços àqueles". Ou seja, ao invés de termos a ideia de "Conceber o futuro é somar novos esforços àqueles (esforços) já feitos anteriormente" teríamos "Conceber o futuro é somar o futuro a novos esforços àqueles (esforços) já feitos anteriormente". Além da construção não ter coesão, a ideia não é de "algo somado ao futuro", mas de que o futuro é concebido pela soma dos esforços.
Espero ter ajudado.
=)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo