A densidade, enquanto critério de operacionalização da aval...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
Vamos entender melhor o tema abordado pela questão:
A questão trata dos critérios de seleção e avaliação documental, mais especificamente do conceito de densidade como critério de operacionalização da avaliação.
Em arquivologia, a avaliação documental é o processo que determina quais documentos devem ser preservados e quais podem ser descartados, com base em seu valor administrativo, legal, fiscal, histórico ou informativo.
Um dos critérios utilizados na avaliação documental é a densidade, que se refere à quantidade de informações contidas em um documento, bem como sua relevância e frequência de uso.
No enunciado, há uma afirmação de que a densidade analisa a quantificação da periodicidade de uso ou acesso à informação nas fases corrente e intermediária (ou estável), além de mencionar a fase permanente. No entanto, essa descrição está incorreta.
Justificativa:
A densidade, como critério de avaliação documental, não se refere à quantificação da periodicidade de uso ou acesso à informação. Este critério é mais adequadamente descrito como frequência de uso ou acessibilidade. Em vez disso, a densidade se concentra na quantidade e profundidade das informações presentes no documento, o que determina sua relevância e necessidade de preservação.
Portanto, a alternativa correta é "Errado" porque a questão apresenta uma definição imprecisa do critério de densidade.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Se precisar de mais ajuda, estou à disposição!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os estudiosos portugueses Ribeiro e Silva (2004, 2009) desenvolvem outra proposta da avaliação de documentos. Propõem o uso da informação por meio do Método Quadripolar como dinâmica de investigação qualitativa, em que a avaliação é vista como uma das operações do polo técnico desse método, ajustada às Ciências Sociais e Ciência da Informação. Os autores identificam três tipos de indicadores para a operacionalização da avaliação, são eles:
A pertinência, que significa literalmente pertença à acção de alguém ou entidade, pode ser mensurável, em termos informacionais, através do trinómio OBJECTIVOS essenciais (razão de ser) + ESTRUTURA ORGÂNICA E COMPETÊNCIAS/FUNÇÕES + MEMÓRIA, numa gradação de três níveis (A, B, C), correspondentes a uma relação directa, indirecta ou periférica, dos atos informacionais com o trinómio enunciado;
A densidade, que significa à letra qualidade daquilo é denso, espesso, compacto, implica em termos informacionais, saber se um acto ou documento é primário/original, com/sem duplicação/cópia exacta, ou se é secundário (resumo ou síntese, parcela e acumulação de documentos primários/originais), com/sem duplicação/cópia;
A frequência, que significa repetição amiudada de actos ou sucessos é entendida, aqui, como quantificação da periodicidade de uso/acesso à informação, quer na fase de produção/recepção (fase genésica ou decisória, chamada também corrente ou administrativa), quer na fase imediatamente posterior (fase estável, pós-genésica e pós decisória, que é perene e definitiva, assim como progressivamente mais aberta a um acesso externo ao sistema arquivo), podendo os resultados a obter em ambas as fases esclarecer-nos cabalmente sobre se há ou não um “uso intermédio” (muito discutível) e ainda se é verdade ou não que a Administração perde totalmente a necessidade de acesso a informação com mais de 40 anos de idade.(RIBEIRO e SILVA, 2004, p. 24)
Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/download/2218/1970/
Refere - se à frequencia.
Sei lá, entendi que tava dizendo que a fase intermediária seria permanente. Marquei que tava errado e acertei kk mas acho que não era sobre isso, sabe?
Os critérios de avaliação são feitos na fase corrente. Aí fala que será feito na corrente e intermediária. E
ERRADO
Avaliação do fluxo informacional
Segundo Silva e Ribeiro (2000). a avaliação do fluxo informacional deve levar em conta três indicadores:
- Pertinência: analisa e coleta dados para alimentar o fluxograma institucional (objetivos dos docs; estrutura orgânica; funções e memória) e a partir de três níveis: Nível A, Nível B e Nível C;
- Densidade: trata-se de uma “limpeza da memória” identificando atos primários/originais que não precisam de cópias além dos atos secundários sobre os quais deve ser analisado a taxa de uso;
- Frequência: determina a quantidade de acessos e uso da informação, tanto durante a fase de produção e a posterior e verificar se há uma fase intermediária;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo