Com relação ao dimensionamento de obras hidráulicas, julgue ...
Em condutos forçados, a perda de energia decorrente da redução do diâmetro dos condutos provoca decaimento da linha de energia de forma definitiva e irrecuperável, o que não ocorre nos condutos livres, dada a existência de compensação entre o ganho e a perda de energia.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
1) Segundo Porto em “Hidráulica Básica”, subtópico 13.4: "Existe uma diferenciação fundamental entre perda de carga localizada em um escoamento em conduto forçado e em conduto livre.
2) Nos condutos forçados, a existência de uma singularidade qualquer provoca um decaimento local da linha de energia de maneira definitiva e esta perda de energia é irrecuperável.
3) No conduto livre, existe um mecanismo de compensação entre ganho e perda de energia, que é possível graças a deformabilidade da superfície livre, o que não ocorre nos escoamentos a pressão.
a) Assim, a existência de uma singularidade, por exemplo, uma comporta de fundo, cria curvas de remanso a montante e a jusante, de modo que a montante da comporta o líquido ganha a energia necessária para transpor a singularidade, havendo uma compensaçãoexata entre o ganho de energia e a perda correspondente.
Desta maneira, a presença da comporta eleva o nível d’água a montante, e este acréscimo energético será gasto no trecho torrencial e principalmente no ressalto, de modo que a jusante do ressalto o escoamento retorna ao mesmo nível de energia original."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo