Durante a avaliação da pressão arterial, o auxiliar de enfe...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão apresentada é a Alternativa D.
Vamos entender por que esta é a opção correta e analisar as demais alternativas:
Alternativa D: A afirmação de que "o tamanho ideal de braçadeira deve preencher todo o braço do paciente" está incorreta. O tamanho correto da braçadeira deve cobrir cerca de 80% da circunferência do braço, não o braço todo. O comprimento do manguito inflável deve ser 40% da circunferência do braço para garantir medições precisas. Esse erro pode causar resultados imprecisos na medição da pressão arterial.
Alternativa A: Trata de uma prática correta de higiene e controle de infecção, que é a limpeza das olivas, corpo e diafragma do estetoscópio com álcool 70% antes e após o procedimento. Isso ajuda a prevenir infecções cruzadas entre pacientes.
Alternativa B: Está correta ao aconselhar que se evite realizar a aferição em membros utilizados para infusão de drogas e soluções por via endovenosa contínua. A medição nesses membros pode interferir na infusão, causar desconforto e resultar em leituras imprecisas.
Alternativa C: Menciona uma prática válida de verificar a pressão arterial estimada por meio da palpação da artéria radial, o que é um passo preliminar aceitável para evitar insuflar excessivamente o manguito e causar desconforto ao paciente.
Essas explicações mostram a importância de seguir corretamente as diretrizes para a medida da pressão arterial, não apenas para assegurar precisão nos resultados, mas também para garantir a segurança e o conforto do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Um dos pontos mais importantes na hora de se aferir adequadamente a pressão do seu paciente é escolher o manguito de tamanho adequado. As diretrizes dizem que a bolsa plástica que fica dentro do manguito deve cobrir cerca de 80% da circunferência do braço do paciente. Parece meio complicado isso, não? Na prática, para simplificar, como podemos fazer:
- Meça a circunferência do braço do seu paciente usando uma fita métrica. O ponto para se medir é no meio do braço do paciente.
- Após obter a circunferência do braço, é só checar qual o alcance dos manguitos que você tem à disposição.
Ou seja, este manguito é adequado para braços com circunferência entre 32 e 42 cm. Trata-se de um manguito de tamanho maior, geralmente usado em pacientes obesos.
Dica:
- Na prática, a maioria dos adultos possui circunferência do braço entre 22 e 42 cm. Com isso, dois tipos de manguito geralmente são suficientes: um entre 22 e 32 cm e o outro, entre 32 e 42 cm.
- Obviamente isto se refere a pacientes adultos. Pacientes pediátricos possuem uma variação bem maior de diâmetro a depender da faixa etária.
Digamos que estou em um local onde só tenho acesso a um tipo de manguito. Qual o problema com isto?
- Manguitos menores do que o tamanho adequado podem superestimar a pressão do paciente. Este efeito pode chegar, em alguns casos, a 50 mmHg na pressão sistólica. Ou seja, a PAS real do paciente é 120 mmHg e você mediu 170 mmHg, por exemplo.
- Manguitos maiores do que o tamanho adequado podem subestimar a pressão do paciente, mas este efeito tende a ser menor que o descrito acima.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo