As andorinhas-azuis, por serem insetívoros aéreos (caçam i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2097506 Português
Andorinhas-azuis intrigam cientistas ao fazerem pequena ilha da Amazônia de casa

1_- 35.png (798×686)
1_- 50.png (800×298)
1_- 60.png (801×261)


(Daniel Grossman, Dado Galdieri. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/12/andorinhas-azuis-intrigam-cientistas-ao-fazerem-pequena-ilha-da-amazonia-de-casa.shtml. 28.dez.2022)
As andorinhas-azuis, por serem insetívoros aéreos (caçam insetos voando), estão entre os grupos de aves de declínio mais rápido, já que as populações de insetos também diminuíram pelo uso de pesticidas, entre outras causas. (linhas 41 e 42)
O segmento sublinhado no período acima é exemplo da função da linguagem 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Precisamos indicar a função da linguagem representada no segmento destacado abaixo:

O segmento em negrito explica o que são "insetívoros aéreos". Preliminarmente a banca considerou que o trecho em negrito é exemplo de função metalinguística (alternativa "A"), aquela que tem foco na própria linguagem (no código) e que utiliza o código para explicar o próprio código. Temos metalinguagem, por exemplo, num poema que fala sobre o próprio poema ou num dicionário, que utiliza a língua para explicar palavras da própria língua. Como o segmento em negrito funciona como um "dicionário" que explica o significado que "insetívoros aéreos", a Banca considerou a alternativa "A" como correta no gabarito preliminar.

No entanto, também podemos identificar a função referencial ou denotativa, aquela que se preocupa em transmitir a informação sobre a realidade, com objetividade e clareza, prevalecendo o sentido denotativo. O foco é o referente (o contexto). Essa função é comum nas notícias de jornal e nos artigos científicos, por exemplo.

Essa dupla possibilidade prejudica a análise objetiva da questão, por isso a Banca decidiu ANULAR a questão.

Vejamos as opções inteiramente incorretas:

b)  emotiva.

A função emotiva ou expressiva tem foco no emissor e suas emoções, suas opiniões e seus pontos de vista. O texto com função emotiva utiliza muita subjetividade e frequentemente é construído em primeira pessoa ("eu", "nós"). É comum o uso de exclamações, reticências, interjeições, entre outros recursos que destacam a expressão dos sentimentos.

c)  conativa.

A função apelativa ou conativa é aquela que tem o objetivo de convencer o destinatário, sendo comum o uso de vocativos e de verbos no imperativo. O foco é no interlocutor, no destinatário da mensagem. Vemos esse tipo de função nas propagandas publicitárias, por exemplo.

d)  poética.

A função poética é a que tem a mensagem como foco, com uma preocupação maior na forma de transmiti-la para valorizar o texto. É comum o uso de expressões em sentido conotativo, além de subjetividade. Porém, a principal característica é a valorização da forma, da expressão da mensagem, e não do conteúdo da mensagem. A principal preocupação é com a estética! Um texto com função poética não necessariamente vai falar de sentimentos, sendo até relativamente comum essa função em textos publicitários.

Vale destacar: o fato de um texto se apresentar em versos não significa que a linguagem principal é a poética!

e)  fática.

A função fática (ou de contato) é aquela que tem o objetivo de estabelecer a comunicação, o contato entre emissor e receptor. São utilizados termos e expressões que identifiquem se o receptor está recebendo a mensagem, como "entendeu?", "tudo bem?", "Alô?", etc. Essa função de linguagem é comum nas conversas telefônicas, por exemplo.

Comentário retirado do Tec concursos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo