Não há uso de verbo defectivo em: 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2045350 Português
URUBUS E SABIÁS
(Rubem Alves)

Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores.

E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram dó-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas, e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam de Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas para os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito.

— Onde estão os documentos dos seus concursos? E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvessem. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam simplesmente...

— Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem.

E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás...”.

MORAL: Em terra de urubus diplomados não se houve canto de sabiá.
Não há uso de verbo defectivo em: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

Em Bariloche neva muito.

VERBO DEFECTIVO

B

Havia muitos assaltos onde eu morava.

VERBO DEFECTIVO

C

Faz dez anos que eu não o vejo.

VERBO DEFECTIVO

D

Trovejou durante todo o dia.

VERBO DEFECTIVO

E

Joana já havia limpado a cozinha quando eu entrei.

NÃO É VERBO DEFECTIVO

VERBOS DEFECTIVOS

Existem alguns verbos que não apresentam conjugação completa, ou seja, não têm todas as formas, não sendo, portanto, conjugados em determinados modos, tempos e pessoas. São os chamados verbos defectivos.

A ausência dessas formas ocorre por diferentes motivos: sons dissonantes, cacofonia, ou, até mesmo, para não confundir com outra forma verbal de uso mais frequente.

Em termos práticos, podemos dizer que há três grupos de verbos defectivos:

1) Verbos que não têm formas nas quais ao radical se seguem as vogais a ou o, o que acontece apenas no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo. Pertencem a este grupo os verbos: aturdir, brandir, carpir, colorir, delir, demolir, exaurir, explodir, extorquir, fremir, puir, retorquir, entre outros.

2) Verbos que se usam unicamente nas formas em que, depois do radical, vem a vogal i, como, por exemplo, os verbos: aguerrir, combalir, empedernir, esbaforir, falir, florir, fornir, entre outros.

3) Casos especiais: grassar, precaver/precaver-se e reaver.

Extorquir é um verbo defectivo, exemplar do primeiro grupo. Vejamos:

No presente do indicativo, não é conjugado na 1.a pessoa do singular (eu): _____ − Tu extorques – Ele extorque - Nós extorquimos – Vós extorquis - Eles extorquem

Observe que a forma verbal (eu) “extorco” não existe. Podemos empregar verbos de sentido equivalente: eu “arranco”, eu “tomo à força”, eu “usurpo”. Do mesmo modo, não se pode falar ele “extorca” (e sim ele extorque). Por isso, dizemos que um verbo defectivo não tem seu radical seguido de a ou o.

PESSOAL O VERBO HAVER NÃO É DEFECTIVO. ELE PODE SER CONJUGADO EM TODAS AS PESSOAS. E O MORAVA TAMBÉM. LOGO NA ALTERNATIVA HÁ 2 RESPOSTAS CORRETAS (LETRA B e E). QUESTÃO DEVE SER ANULADA!!!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo