Pouco se (1) sabe sobre os desafios que a espécie encontra ...
A respeito das ocorrências da partícula SE no período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Há duas ocorrências que apresentam a mesma classificação. II. Há uma ocorrência que se classifica como pronome oblíquo reflexivo. III. Em uma das ocorrências, trata-se de conjunção integrante.
Assinale
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Pouco se (1) sabe sobre os desafios que a espécie encontra quando viaja. "Se (2) pudermos rastrear seus movimentos, descobrir o que estão comendo e analisar se (3) foram contaminados por pesticidas e outros poluentes, podemos aprender algo sobre como estão se (4) saindo aqui", afirma. (linhas 20 a 22)
O primeiro “se" está empregado junto ao verbo “saber" que está regendo a preposição 'sobre', pois pouco se sabe SOBRE alguém. Partícula SE junto a verbo transitivo indireto sem sujeito expresso é índice de indeterminação do sujeito.
O segundo pode ser alterado por “caso" com devido ajuste verbal, pois é uma conjunção subordinada condicional. “caso possamos rastrear…"
O terceiro pode ser trocado por 'isso' “analisar isso", quando isso ocorrer, é porque funciona como conjunção integrante.
O quarto está junto a um verbo pronominal por natureza, pois já nasce com o pronome. Isso ocorre com verbos que determinam ações próprias do sujeito.
A respeito das ocorrências da partícula SE no período acima, analise as afirmativas a seguir:
I. Incorreta.
Todas possuem classificações diferentes.
II. Incorreta.
Nenhuma ocorrência é pronome oblíquo.
III. Correta.
Em uma das ocorrências, trata-se de conjunção integrante, a quarta ocorrência.
Gabarito: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
'se saindo' o 'se' seria pronominal?
não entendi essa, GAB totalmente o contrário do que eu pensei kkkk
GAB - E
#OBA
acredito que o “se saindo” desempenhe papel de substantivo, classificando-se como uma conjunção subordinativa integrante.
ex: Ele conferiu SE ela tinha chegado em casa …
se eu estiver errado me corrijam, por favor!
sem desistir, um dia após o outro… #Venceremos
Vamos analisá-las?
1. Pouco se sabe sobre os desafios: esse "se" é um índice de indeterminação do sujeito. Observem que o verbo "saber" foi empregado como transitivo indireto (saber sobre algo). Assim, o "se" forma uma oração com sujeito indeterminado junto ao verbo transitivo indireto "saber".
2. Se pudermos rastrear seus movimentos: esse "se" é uma conjunção subordinativa condicional, que introduz uma oração subordinada adverbial condicional, a qual funciona como adjunto adverbial de condição ligado à oração principal.
3. analisar se foram contaminados por pesticidas e outros poluentes: o segmento "se foram contaminados por pesticidas e outros poluentes" é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, que funciona como objeto direto do verbo "analisar". Assim, o "se" é uma conjunção subordinativa integrante, pois inicia uma oração subordinada substantiva. Observem que a oração substantiva pode ser substituída por "isso": analisar isso.
4. aprender algo sobre como estão se saindo aqui: esse "se" é parte integrante do verbo pronominal "sair-se", que possui sentido de "obter resultado bom ou mau". Como parte integrante do verbo, o "se" compõe os chamados verbos pronominais, ou seja, aqueles que atraem para si o pronome oblíquo, denotando, em regra, sentimentos e ações próprias do sujeito. Ex: queixar-se, suicidar-se, arrepender-se, zangar-se, atrever-se, indignar-se, etc.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo