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Q998117 Arquitetura de Computadores
A observação de que os acessos à memória realizados em qualquer intervalo de tempo curto tendem a usar somente uma pequena fração da memória total é denominada
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A alternativa correta é a E - princípio da localidade.

O princípio da localidade é um conceito-chave no design e operação de sistemas de memória de computadores modernos. Este princípio descreve como programas tendem a acessar um conjunto relativamente pequeno de posições de memória em um dado intervalo de tempo, devido à forma como são escritos e organizados.

Existem dois tipos de localidade em geral: localidade temporal, onde itens acessados recentemente têm uma alta probabilidade de serem acessados novamente em um futuro próximo, e localidade espacial, onde uma vez que um item é acessado, itens em endereços de memória próximos são propensos a serem acessados em breve.

O entendimento desse princípio é fundamental para o desenvolvimento de sistemas de memória eficientes, como o uso de caches, que armazenam dados temporários próximos ao processador para reduzir latência e aumentar a eficiência do sistema. A localidade de referência é o que permite que caches funcionem efetivamente, pois se baseiam na premissa de que um número limitado de locais de memória será reutilizado várias vezes.

Portanto, a alternativa E - princípio da localidade está correta porque descreve exatamente essa tendência dos programas de acessarem uma parte limitada da memória em um curto espaço de tempo, o que é um fenômeno observado e explorado na arquitetura de computadores para otimização do desempenho.

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Principio da localidade de referencia diz ao processador, ao acessar a memória principal, que é possivel prever as informações que poderão ser requisitadas com um acerto acima de 80%. Ha dois tipos de localidades: 

- Localidade temporal - Uma posição de memória referenciada recentemente tem boas chances de ser referenciada novamente iterações e recursividade;

- Localidade espacial - Uma posição de memória vizinha de uma posição referenciada recentemente tem boas chances de ser referenciada dados tendem a ser armazenados em posições contíguas.

A observação de que os acessos à memória realizados em qualquer intervalo de tempo curto tendem a usar somente uma pequena fração da memória total é denominada princípio da localidade e forma a base de todos os sistemas de cache.

Livro Organização e estruturas de computadores - Página 45

Princípio da Localidade Temporal: um dado acessado recentemente tem mais chances de ser usado novamente do que um dado usado há mais tempo. Isso ocorre porque as variáveis de um programa tendem a ser acessadas diversas vezes durante a execução de um programa, e as instruções utilizam muitos comandos de repetição (laços) e subprogramas, fazendo com que as instruções sejam acessadas repetidamente.

Princípio da Localidade Espacial: há uma maior probabilidade de acesso para dados e instruções em endereços próximos àqueles acessados recentemente. Isso ocorre porque os programas são sequenciais e usam laços. Quando uma instrução é acessada, a instrução com maior probabilidade de ser executada na sequência é a instrução logo a seguir dela. Para as variáveis a ideia é a mesma, pois variáveis de um mesmo programa são armazenadas próximas umas das outras, vetores e matrizes são armazenados em sequência de acordo com seus índices.

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