A digitalização de documentos arquivísticos é uma medida que...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - Errado
A questão aborda um tema muito relevante no contexto da Arquivologia moderna, que é a digitalização de documentos arquivísticos e suas implicações para a preservação e acesso a longo prazo. Para resolver essa questão, é necessário entender os conceitos de digitalização, preservação digital e a legislação que regula a eliminação de documentos arquivísticos.
Justificativa: A afirmação que "qualquer documento seja eliminado após o processo" de digitalização não é correta. A digitalização é uma ferramenta importante para promover o acesso e a disseminação de documentos arquivísticos, porém, a eliminação do documento físico original, após a sua digitalização, é uma decisão que deve ser tomada com base em diretrizes e regulamentos específicos. No Brasil, por exemplo, a eliminação de documentos arquivísticos só pode ocorrer após a avaliação e aprovação da tabela de temporalidade documental, que deve ser seguida pelas instituições que gerem documentos arquivísticos. Além disso, a segurança na guarda dos documentos digitais também depende de estratégias de preservação digital, as quais incluem backups, migração de dados e emulação de software, para combater a obsolescência tecnológica e outros desafios do ambiente digital.
Portanto, é essencial ter em mente que a digitalização por si só não garante a preservação a longo prazo e a eliminação segura de documentos físicos. Ela deve ser parte de uma estratégia mais ampla, que considere a gestão de documentos arquivísticos, tanto físicos quanto digitais, e o cumprimento das normativas legais e melhores práticas em Arquivologia.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
permitindo que qualquer documento seja eliminado após o processo?
Documentos de valor histórico não pode ser eliminados.
Banca ruim.
A Lei 13.874/2019 atualizou a Lei 12.682/2012 para estabelecer a validade dos documentos digitalizados, nos seguintes termos:
Art. 2º-A. Fica autorizado o armazenamento, em meio eletrônico, óptico ou equivalente, de documentos públicos ou privados, compostos por dados ou por imagens, observado o disposto nesta Lei, nas legislações específicas e no regulamento.
§ 1º Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica.
Ao meu ver questão errada.
Qualquer documento? E como ficam os documentos com valor permanente?
sem deixar de considerar que eliminar tais documentos gera responsabilização em várias esferas.
qualquer documento seja eliminado após o processo ???
Nada a ver
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo