No dia 1º de janeiro de 1989 foi instalado o Estado do Toca...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A capital provisória do estado do Tocantins, no dia 1º de janeiro de 1989, foi o município de Miracema do Tocantins. Essa cidade foi escolhida para esse papel após o decreto do presidente José Sarney, em 13 de dezembro de 1988. Ela permaneceu como capital provisória até 31 de dezembro de 1989, quando Palmas assumiu o título de capital estadual definitiva.
GABARITO B
Quando o Tocantins foi instalado sua capital provisória foi Miracema do Norte, hoje denominada Miracema do Tocantins.
A busca para a instalação da capital definitiva do Estado levou algumas cidades a pleitearem a vaga, dentre elas: Araguaína, Gurupi e Porto Nacional.
Porém, com a necessidade de infraestrutura, localização adequada e planejamento urbano, é decidido construir uma nova cidade assim como ocorreu com Brasília.
A área escolhida, à direita do rio Tocantins, no centro do Estado, era município de Porto Nacional e as áreas pertenciam em sua maioria às fazendas Triângulo e Sussuapara.
Miracema do Norte, hoje conhecida como Miracema do Tocantins, foi a capital provisória do estado do Tocantins entre 1989 e 1989:
A escolha de Miracema do Norte como capital provisória do Tocantins foi uma vitória dos habitantes da região, que lutavam desde a época do Império. A capital definitiva foi instalada em Palmas.
Em 2023, Miracema do Tocantins foi capital provisória por um dia, em alusão aos 35 anos da primeira capital do estado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo