Julgue o seguinte item de acordo com o Código de Ética Prof...
Julgue o seguinte item de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994).
Não cabe ao servidor público, em sua conduta, buscar o
equilíbrio entre a legalidade e a finalidade para
consolidar a moralidade do ato administrativo
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada aborda um princípio fundamental do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, que é a relação entre legalidade, finalidade e moralidade no ato administrativo.
O tema central é a moralidade administrativa, um princípio essencial que exige que os atos dos servidores públicos sejam não apenas legais, mas também pautados por critérios éticos e de finalidade pública.
Vamos começar identificando a alternativa correta:
Alternativa correta: E - errado
Agora, vamos entender o porquê:
No Código de Ética, é definido que o servidor público deve buscar o equilíbrio entre a legalidade (cumprimento das leis) e a finalidade (o objetivo pelo qual a lei foi criada) para alcançar a moralidade do ato administrativo. Isso significa que as ações dos servidores não devem ser apenas legalmente corretas, mas também moralmente justificáveis.
A frase apresentada no enunciado afirma que "não cabe ao servidor buscar esse equilíbrio", o que está em desacordo com o que o Código de Ética orienta. Logo, a afirmação é errada.
Por outro lado, a alternativa "C - certo" estaria correta se o enunciado afirmasse que é responsabilidade do servidor buscar esse equilíbrio, mas como ele nega essa responsabilidade, essa alternativa não é válida.
Portanto, a resposta correta é "E - errado" porque o enunciado contraria um princípio central do Código de Ética.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DECRETO Nº 1.171/1994
III – A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
Assim, cabe ao servidor, em sua conduta, buscar o equilíbrio entre a a legalidade e a finalidade. Isso significa que não basta que uma conduta seja legal, ela precisa ter como finalidade o bem comum, do mesmo modo que não basta que a conduta vise à finalidade pública e não observe as formalidades legais. É preciso que as duas condições sejam satisfeitas simultaneamente para que a moralidade do ato seja consolidada.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: Errado
Equilibrio entre LEGALIDADE and FINALIDADE poder consolidar a MORALIDADE do ato.
Gabarito: Errado
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo