A instalação de uma serraria deve objetivar o máximo aprovei...
A instalação de uma serraria deve objetivar o máximo aproveitamento no processamento das toras, que está associado ao controle de qualidade nas operações de beneficiamento. Acerca do planejamento e da maximização do aproveitamento desse material, julgue o item.
Na operação de uma serraria com serra de fita, vários
elementos determinam a geometria de um dente de serra de
fita, cuja qualidade é indispensável ao processamento, entre os
quais o passo, que varia com a espessura e a largura da serra de
fita e com a dureza da madeira e que possui valores menores
para madeiras mais duras.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os fatores inerentes às condições operacionais da serra também podem influenciar no rendimento obtido, como tipo de dentes, relação largura da trava/ espessura da lâmina, tensão da lâmina e espaçamento entre os dentes da serra. A espessura de corte depende de diferentes fatores: velocidade de alimentação (maior velocidade de alimentação significa maior canal de corte); espécie de madeira (maior dureza significa menor canal de corte), acondicionamento da lâmina (uma adequada manutenção significa menor canal de corte).
De modo geral, considera-se que a geometria ideal é aquela que possibilita ganhos de qualidade e produtividade na madeira serrada. A escolha do dente deve considerar os seguintes fatores: capacidade de garganta, estabilidade lateral adequada e geometria cortante (SANDVIK, 1999).
Geometria de um dente de serra: Ângulo de saída, Ângulo de folga e Ângulo de cunha.
São recomendados ângulos dos dentes no serramento das madeiras de espécies de coníferas e de folhosas. O somatório dos valores dos ângulos de saída, cunha e folga é 90º.
A operação de corte no serramento por serra de fita é caracterizada por três dimensões: a espessura, altura e comprimento.
Conforme Tuset; Duran (1986) os seguintes fatores devem ser considerados para selecionar o passo adequado:
Madeiras duras - precisam ser cortadas com passos menores que as macias;
Madeiras secas - necessitam de passos menores que as do estado verde;
Madeiras abrasivas - são melhores cortadas com passos maiores.
Maiores larguras e espessuras, o passo pode ser aumentado mantendo a rigidez da serra. Quanto maior a largura das serras maior o passo.
Fonte: Gehring Junior, Waldemar Monitoramento da deflexão de serras de fita contínua como proposta de avaliação da qualidade de peças serradas de madeira / Waldemar Gehring Junior – Guaratinguetá, 2016 132 f .: il. Bibliografia: f. 122-129.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo