Sobre o tema da improbidade administrativa, e de acordo com...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
Lei 8.429
(a) Art. 6° No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio.
(b) Art. 5° Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.
(c) Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos.
(d) Art. 3° As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.
(e) Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.
letra b
Frustrar licitação = lesão ao erário
Frustar concurso público = feriu os princípios
Enriquecimento ilícito = dolo
Dano ao erário = dolo ou culpa
Ferir os princípios = dolo
Não importa se você quebrou o computador da repartição sem querer, vai pagar integralmente do mesmo jeito.
GAB: B
Fiquei na dúvida, pois atualmente só é considerado os atos DOLOSOS, não se considerando mais os atos culposo no enriquecimento ilícito.... porém, o comentário da colega Arianne Shiga válida o pensamento
QUESTÃO DESATUALIZADA
LEI 8.429/1992 FOI ALTERADA PELA 14.230/2021
CONSTA NOS PARÁGRAFOS 1 E 2 DO ART.1º
- § 1º Consideram-se atos de improbidade administrativa as condutas dolosas tipificadas nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, ressalvados tipos previstos em leis especiais. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)
- § 2º Considera-se dolo a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado nos arts. 9º, 10 e 11 desta Lei, não bastando a voluntariedade do agente. (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021).
ACREDITO QUE TODAS AS ALTERNATIVAS ESTEJAM INCORRETAS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo