A multa aplicada por determinado órgão público de fiscalizaç...
os itens subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Entendendo o Regime Contábil: No regime contábil, adota-se o sistema de competência para tanto receitas quanto despesas. Isso significa que as receitas e despesas são reconhecidas no momento em que ocorrem, e não quando o dinheiro é efetivamente movimentado.
Já no Regime Orçamentário: Utiliza-se um sistema misto. Para receitas, o reconhecimento ocorre pelo sistema de caixa, ou seja, no momento da efetiva arrecadação do dinheiro. Para despesas, o reconhecimento acontece pelo sistema de competência, ou seja, quando o compromisso é assumido (empenho).
Aplicação ao caso da multa: A multa é considerada uma receita orçamentária (classificada como outras receitas correntes). Portanto, deve seguir o regime misto. Isso implica que a receita deve ser reconhecida no momento da arrecadação. A afirmação do enunciado que sugere a adoção do regime de competência para a receita de multa está incorreta, pois contradiz o sistema misto.
Gabarito da questão: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Apesar de ser questionável esta afirmativa, segundo a Resol CFC 750/93, no princípio de competência consideram-se realizadas as receitas nas transações com terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem o compromisso firme de efetivá-lo, quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertnecentes à entidade, quer pela fruição de serviços por esta prestados. O auto de infração não apresenta estas características, pois está sujeito a recursos por parte do contribuinte. Professor Glauber Motta
Visão Orçamentária
Reconhece a RECEITA quando ocorre Arrecadação.
x
Visão Patrimonial
Princípio da competência
Eventos reconhecidos quando ocorrem e não quando recursos financeiros pagos ou recebidos.
Variação Patrimonial deve registrada quando ocorre fato gerador, independente de recebimento/pagamento.
"Quano o fiscal emite um auto de infração, o contribuinte ainda tem a chance de reverter este fato, propondo recurso contra este crédito.
No fim (após todos os recursos possíveis de 1ª, 2ª e, talvez, 3ª instâncias), podem acontecer três coisas:
1) o(s) recurso(s) é(são) aceito(s), anulando-se o auto de infração;
2) o(s) recurso(s) é(são) indeferido(s) por razões diversas, mantendo-se o auto de infração e transitando em julgado; e
3) o auto de infração é reformado, diminuindo-se a multa ali aplicada.
Ou seja, a multa advinda deste auto de infração só vai compor a receita do exercíco em que houver o trânsito em julgado (da fase recursal) e a mesma for passível de inscrição em Dívida Ativa."
Professor MEKLOS
No regime orçamentário, o sistema é MISTO (de caixa para as receitas e de competência para as despesas).
No caso da questão, multa é orçamentária (outras receitas correntes). Logo, o regime deve ser misto. Nas receitas, o reconhecimento será na arrecadação (sistema de caixa); nas despesas, o reconhecimento será no empenho (sistema de competência). Quando a questão fala "independentemente do momento em que o valor foi arrecadado", ela afirma que se está utilizando o sistema da competência para um tipo de receita orçamentária, o que está errado.
Gabarito: errado :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo