Leia o texto a seguir. O projeto de vedação vertical é item...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Arquiteto |
Q827404 Arquitetura

Leia o texto a seguir.


O projeto de vedação vertical é item fundamental para a implantação das tecnologias construtivas racionalizadas, isto é, interfere na racionalização do edifício como um todo. Para a produção dessa etapa dos serviços, preferencialmente deve ser desenvolvida de forma simultânea ao detalhamento do projeto executivo, permitindo assim uma coordenação das informações e das soluções técnicas a serem adotadas (LORDSLEEM JUNIOR, 2000; FRANCO, 1998. PEÑA, 2003). A racionalização da produção vertical, por sua vez, é fundamental para a racionalização dos demais subsistemas que compõem o edifício e, consequentemente, propicia diminuição de desperdícios e economia de materiais e mão de obra, proporcionando o aumento da produtividade das atividades.

A adoção de projeto para produção de alvenaria funciona, portanto, no primeiro momento, como instrumento de compatibilização e coordenação não só entre projetos arquitetônicos e complementares e demais documentos de obra, mas também como elemento de integração entre a fase de concepção e a de produção, ao buscar incorporar soluções construtivas consoantes com a realidade de canteiros (SILVA, 2003).

(BRANDSTETTER, M. C. de O.; SANTOS, F. C. dos; CARASEK, H. Avaliação das melhorias obtidas por meio da implantação do projeto de alvenaria de vedação. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 79-98, jul./set. 2013.)


Visando a atingir a compatibilização do estudo de projeto de alvenaria de vedação como parte integrante dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações, é correto afirmar o seguinte:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA a) os projetos de alvenaria vertical deverão conter observações sobre os efeitos de modificações entre materiais devido a coeficientes de dilatação térmica, variações volumétricas sob a ação da umidade e composições químicas.

 

 b) o memorial descritivo da construção conterá plantas de marcação da última fiada, tipo de bloco, composição e dosagem da argamassa de assentamento e esquadrias já associadas à distribuição vertical dos blocos.  

A PRIMEIRA fiada é bem mais importante que a última.

 

 c) o caderno de elevações conterá estritamente as elevações das paredes externas contendo as interferências com componentes do subsistema de instalações prediais elétricas no contrapiso. 

As paredes internas também precisam de elevações.

 

 d) nos memoriais de construção, serão apresentados forma de locação das paredes internas, execução de cantos, escoramentos provisórios diante da ação de ventos, enquanto que as paredes externas serão indicadas nas plantas de estrutura

Planta de estrutura não contém projeto de vedações.

Corbusiana, 

Quais foram suas fontes?

Obrigada!

Ah eu não tenho um livro sobre alvenaria, eu vou fazendo as questões e acumulando minhas anotações, por exemplo, já encontrei em outra questão que o projeto de alvenaria deve ter as plantas da primeira fiada, segunda fiada e fiadas das alturas das esquadrias, bem como a elevação das paredes. O projeto de alvenaria é um avanço da racionalização da obra, evita quebra-quebra já que as instalações são posicionadas estrategicamente, evita-se a quebra em meios blocos.

Sobre a letra E, é um pouco incoerente colocar algumas paredes em um projeto e outras em outro, sendo que o sistema é o mesmo, me parece pouco funcional, e então eu fui eliminando, mas essas questões precisam ser refeitas com o tempo, eu já acertei ela, já errei mesmo depois de ter acertado... é manter o ritmo de resolução de questões.

Olha esse link, acho que pode te ajudar: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/112/artigo285542-3.aspx

Fui por eliminação...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo