O respectivo sinal de balística resulta da impregnação de g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649872 Medicina Legal
O respectivo sinal de balística resulta da impregnação de grãos de pólvora incombusta que alcançam o corpo e se incrustam na pele, orientando a perícia quanto à posição da vítima e do agressor. Trata-se do sinal de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia forense.
Atenção à palavra-chave que o enunciado traz: pólvora incombusta. Geralmente, quando falamos de pólvora incombusta (que não entrou em combustão), o exercício quer saber da zona de tatuagem. Caso o termo seja "pólvora combusta", provavelmente a resposta será zona de esfumaçamento.


A) ERRADO. O halo de enxugo ou orla de Chavigny é explicado pela passagem do projétil através dos tecidos, atritando e contundindo, limpando neles suas impurezas. Tem esse nome porque é como se o projetil se enxugasse, se limpasse na derme.

B) ERRADO. A zona ou orla de esfumaçamento, ou zona de tisnado é decorrente do depósito deixado pela fuligem que circunscreve a ferida de entrada, formado pelos resíduos finos e impalpáveis da pólvora combusta. É também chamada de zona de falsa tatuagem, pois, lavando-se, ela desaparece. 

C) CERTO. O halo ou zona de tatuagem é mais ou menos arredondado nos tiros perpendiculares, ou em forma de crescente, nos oblíquos. Essa tatuagem varia de cor, forma, extensão e intensidade conforme a pólvora. É resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo. Pela análise desse halo, a perícia pode determinar a distância exata do tiro, usando-se a mesma arma e a mesma munição em vários tiros de prova, até alcançar um halo de mesmo diâmetro que o original. A zona de tatuagem é de difícil remoção, não sai com limpeza comum, podendo até ser indelével. 

D) ERRADO. A zona de queimadura, também chamada de zona de chama ou zona de chamuscamento, tem como responsável a ação superaquecida dos gases que atingem e queimam o alvo. Nas regiões cobertas de pelos, há um verdadeiro chamuscamento mostrando-os crestados, entortilhados e quebradiços.

E) ERRADO. A orla de escoriação ou de contusão, nos ferimentos por PAF, deve-se ao arrancamento da epiderme motivado pelo movimento rotatório do projétil antes de penetrar no corpo. Apresenta-se, portanto, como uma orla escoriada ou desepitelizada em redor do ponto de impacto na pele. É uma área pequena, milimétrica, que circunda o orifício de entrada, e corresponde à escoriação da epiderme produzida pelo impacto do projetil, que inicialmente tem ação contundente. 

Gabarito do professor: Alternativa C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Alternativa C

 

Os efeitos PRIMÁRIOS do tiro compreendem:



Orla de enxugo ou orla de alimpadura: produzidas pelos resíduos existentes no cano da arma (pólvora, ferrugem, partículas) deixados ao atravessar a pele ou as vestes, ficando sob forma de um halo em volta do orifício de entrada.


Orla de escoriação: delicada área, localizada em torno do ferimento de entrada, em que a epiderme é arrancada pelo atrito do projétil quando penetra deixando exposto a derme. Vermelha e brilhante quando recente e vermelha escura quando após algumas horas.


Orla equimotica ou de contusão: produzida pelo impacto do projétil sobre o corpo, se comportando como instrumento contundente.
Ponto de impacto = zona de enxugo (na epiderme – deposição da pólvora);

Ponto de passagem = zona de contusão (na derme);

Área de hemorragia = auréola equimótica (não é vestígio obrigatório).

 

 

Efeitos SECUNDÁRIO do tiro: Se relacionam com a ação ou o deposito na alma do cano de produtos residuais da combustão dos explosivos, iniciador e propelente, bem como de corpúsculos metálicos proveniente da abrasão do ou dos projéteis. São importantes para determinar a distância entre a boca de fogo do cano da arma e do alvo, e eventualmente a direção do cano da arma com relação a vítima. O efeito secundário é tudo o que esta relacionado ao tiro. Tudo resultante do disparo do tiro, zona de chama, zona de esfumaçamento (deposito da fuligem), zona de tatuagem.


Zona de chamuscamento: produzida pelos gases superaquecidos resultantes da combustão e se forma nos tiros encostados e até distâncias de 15 cm nos revólveres.Queima os pêlos e a pele da vítima.


Zona de esfumaçamento: constítuida por grânulos de fuligem resultantes da combustão, sendo superficial e se depositando apenas sobre a pele, ao redor do orifício de entrada e sendo facilmente removida por lavagem.


Zona de tatuagem: composta de partículas de carvão (pólvora combusta) e de grânulos de pólvora incombusta, dispersas em torno do orifício de entrada.

 

Fonte: https://criminalisticabiomed.wordpress.com/2015/05/25/ferida-por-arma-de-fogo/

Pra facilitar:

ORLAS: EFEITOS PRIMÁRIOS DO TIRO:

 ORLA DE ENXUGO/

DE ESCORIAÇÃO- FICA NA EPIDERME - ANEL DE FISCH (CONTUSÃO)/

ORLA EQUIMÓTICA.

ZONAS: EFEITOS SECUNDÁRIOS DO TIRO:

ZONA DE ESFUMAÇAMENTO

ZONA DE TATUAGEM - DETERMINA A POSIÇÃO DA VÍTIMA/ SUSPEITO NO MOMENTO DO TIRO

ZONA DE CHAMUSCAMENTO

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo