Na tabela acima, resultante da aplicação de uma amostragem a...
Na tabela acima, resultante da aplicação de uma amostragem aleatória simples, cada observação representa o valor (em R$ milhões) do contrato i para a prestação de determinado serviço a um órgão público. Considerando que a distribuição populacional desses valores seja normal com variância desconhecida e que , julgue o item a seguir.
A estimativa de máxima verossimilhança para a variância dessa
população é superior a 36.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Var(X) = E(X²) média dos quadrados- E(X)² quadrado da média
Var(X)= 1287/10 - (97/10)²
Var(x)= 128,7 - 94,09 = 34,61
Complementando o comentario da Nathália: Apesar de a questão dizer expressamente que se trata de uma amostra, não precisamos utilizar o fator de correção (N/N-1), pois a questão pediu a estimativa de máxima verossimilhança.
Caso contrário, o cálculo da variância deveria ser:
Var(X)= [1287/10 - (97/10)²] * 10/9
A distribuição é normal, o valor do estimador dos momentos coincide com o estimador de máxima verossimilhança (MLE) para os parâmetros da distribuição.
Os estimadores de momentos e de máxima verossimilhança são duas abordagens diferentes para estimar os parâmetros de uma distribuição de probabilidade. No caso de uma distribuição normal, o estimador dos momentos utiliza as médias amostrais e os desvios padrão amostrais para estimar os parâmetros da distribuição normal.
Por outro lado, o estimador de máxima verossimilhança maximiza a função de verossimilhança, que é uma medida da probabilidade de observar os dados dados os parâmetros da distribuição. Para uma distribuição normal, a função de verossimilhança é maximizada quando os estimadores de máxima verossimilhança para a média e o desvio padrão são iguais às médias amostrais e aos desvios padrão amostrais.
Portanto, se a distribuição é normal, ambas as abordagens, estimador dos momentos e estimador de máxima verossimilhança, fornecerão os mesmos valores para os parâmetros estimados.
É importante notar que, em muitas situações práticas, a propriedade de normalidade da distribuição pode ser uma suposição ou aproximação, e é sempre bom verificar essa suposição antes de escolher um método de estimação. Em casos onde a normalidade pode não ser uma suposição válida, outras distribuições ou métodos de estimação podem ser mais apropriados.
Uma vez que a distribuição é normal, basta calcular via método dos momentos, o que trará o valor da verossimilhança.
método dos momentos
var(x) = e(x^2) - e(x)^2 = 34,61
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo