Sobre a conservação e preservação de documentos, pode-se af...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: PROCON-SP Prova: VUNESP - 2013 - PROCON-SP - Bibliotecário |
Q2925869 Arquivologia

Sobre a conservação e preservação de documentos, pode-se afirmar que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Justificativa da alternativa correta (D):

A degradação de documentos por fatores extrínsecos é causada por: agentes físicos, agentes biológicos, ação humana e condições circunstanciais. Esta alternativa está correta porque, no contexto da preservação e conservação de documentos, os fatores extrínsecos são aqueles que vêm de fora e impactam o estado do documento. Eles incluem:

  • Agentes físicos: Umidade, temperatura, luz, poeira, entre outros.
  • Agentes biológicos: Fungos, bactérias, insetos e roedores.
  • Ação humana: Má manipulação, vandalismo, manuseio inadequado.
  • Condições circunstanciais: Inundações, incêndios, desastres naturais.

Agora, vejamos as alternativas incorretas e o motivo pelo qual estão erradas:

Alternativa A:

Os agentes físicos causadores da degradação de documentos são: umidade e temperatura, poeira, fungos e ácaros. Está incorreta porque fungos e ácaros não são agentes físicos, e sim biológicos. Agentes físicos são aqueles como umidade, temperatura e poeira.

Alternativa B:

A preservação de documentos de uma biblioteca circulante requer uma política restritiva de acesso para impedir o desgaste pelo manuseio do acervo. Esta alternativa está incorreta porque bibliotecas circulantes têm como objetivo o acesso público e o uso frequente do acervo. Uma política muito restritiva iria contra essa finalidade. O correto seria implementar medidas para mitigar o desgaste, como treinamento do usuário e manutenção do acervo.

Alternativa C:

A conservação do acervo de uma biblioteca é realizada por meio de procedimentos de restauração preventiva e curativa. Está incorreta porque a conservação geralmente se refere a medidas preventivas para evitar degradação, enquanto a restauração envolve intervenções curativas para reparar danos já ocorridos. A conservação não necessariamente inclui restauração.

Alternativa E:

O IPHAN é a instituição que estabelece, entre outras ações, as políticas de preservação e conservação do acervo de bibliotecas brasileiras. Está incorreta porque o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é responsável pela preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, não especificamente pelo acervo de bibliotecas. A instituição mais associada a bibliotecas no Brasil é a Fundação Biblioteca Nacional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo