O diagnóstico mais provável para L.J.M. é o de

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088515 Medicina

O CASO CLÍNICO A SEGUIR REFERE-SE À QUESTÃO. 


L.J.M., sexo masculino, 29 anos, solteiro, previamente hígido, gari, natural e residente em Caratinga – MG, procurou o hospital geral da cidade. Ele refere que há dois meses surgiu uma lesão indolor, ulcerada, com bordas bem delimitadas e elevadas (“em moldura”), com área de granulação eritematosa central grosseira e medindo cerca de 5cm de diâmetro no punho direito; Linfoadenopatias e visceromegalias não palpáveis, afebril e ausência de alternações em mucosas das vias aéreas superiores.

O diagnóstico mais provável para L.J.M. é o de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão: A questão aborda o diagnóstico de uma lesão cutânea específica, apresentando um caso clínico. O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve a compreensão das características clínicas de doenças dermatológicas, especialmente aquelas que causam lesões ulceradas com bordas bem delimitadas.

Alternativa Correta: D - leishmaniose tegumentar americana.

A leishmaniose tegumentar americana é uma doença causada por protozoários do gênero Leishmania. A descrição apresentada no caso clínico - uma lesão indolor, ulcerada, com bordas bem delimitadas e elevadas, além da área central eritematosa - é típica desta doença. A ausência de febre e de alterações nas mucosas reforça esse diagnóstico.

Justificativa para as Alternativas Incorretas:

A - esporotricose: Esta infecção fúngica geralmente se manifesta com lesões nodulares e ulcerativas ao longo do trajeto linfático, o que não foi observado neste caso, já que o paciente não apresentou linfoadenopatias palpáveis.

B - carcinoma basocelular: Este tipo de câncer de pele é mais comum em pessoas mais velhas e tem crescimento lento. As lesões podem ser ulceradas, mas a descrição de uma lesão em "moldura" com granulação eritematosa é menos comum.

C - tuberculose cutânea verrucosa: Esta é uma forma de tuberculose que causa lesões verrucosas, normalmente em locais traumatizados, e não corresponde ao padrão ulcerado descrito no caso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere a um caso clínico de uma lesão cutânea indolor, ulcerada, com bordas bem delimitadas e elevadas ("em moldura"), com uma área de granulação eritematosa central grosseira, em um indivíduo saudável com 29 anos. Essas características, juntamente com o fato de o paciente ser gari (o que significa que provavelmente trabalha ao ar livre e pode estar em contato com insetos vetores) e residente em Caratinga – MG (área endêmica de leishmaniose no Brasil), sugerem que a condição mais provável seja a leishmaniose tegumentar americana, fazendo da alternativa D a resposta correta. A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitida através da picada de mosquitos phlebotomineos. As outras alternativas (A, B e C) podem ser descartadas com base no quadro clínico e epidemiológico apresentado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo