Em clima tropical quente-úmido, como no Estado do Pará, a ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Arquiteto |
Q827420 Arquitetura
Em clima tropical quente-úmido, como no Estado do Pará, a aplicação de princípios de Arquitetura e Urbanismo bioclimáticos, em atenção a princípios do Conforto Ambiental, tem especial relevância. Sobre o tema específico do conforto térmico e da ventilação na região, marque a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B) Estruturas em concreto costumam ter maior rapidez na dissipação de calor do que estruturas em madeira-de-lei, razão pela qual, tecnicamente, resultam mais adequadas para clima quente-úmido. Errado. As madeiras de lei tem baixa inércia térmica e portanto são mais adequadas para clima quente e úmido evitando que altas temperaturas adentrem o ambiente.

C) Beirais de coberturas devem ser dimensionados como anteparos à insolação direta, no horário até as 13 h, quando há maior incidência de raios ultravioleta na radiação solar e maior carga térmica. No horário até as 13 hrs o sol é a pino ficando em cima da edificação e não necessitando de beirais nesse horário do dia.

D)As esquadrias de uma edificação devem ser controladas em suas dimensões para evitar excessivo ataque direto de insolação e permitir fluxo interno de correntes de ar, simultaneamente. Deve-se conter grandes aberturas permitindo a retirada de calor mais rápida do ambiente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo