A seguir podem ser vistas imagens de plantas baixas de pavim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: FADESP Órgão: COSANPA Prova: FADESP - 2017 - COSANPA - Arquiteto |
Q827421 Arquitetura

A seguir podem ser vistas imagens de plantas baixas de pavimentos da Ville Savoye, casa que Le Corbusier projetou em Poissy, nos arredores de Paris, na França, em 1929. Ícone do Modernismo Arquitetônico, o edifício tem aspectos inovadores em diversas frentes. Consulte as imagens e, com base no edifício em questão, marque a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão

Figura 3 Planta baixa do pavimento térreo da Ville Savoye, de Le Corbusier, na França. Fonte: Arch Daily <http://www.archdaily.com/84524/ad-classics-villa-savoye-le-corbusier/5037e6bf28ba0d599b000365-ad-classics-villa-savoyele-corbusier-image .


Imagem associada para resolução da questão

Figura 4 Planta baixa do primeiro pavimento da Ville Savoye, de Le Corbusier, na França. Fonte: Arch Daily<http://www.archdaily.com/84524/ad-classics-villa-savoye-le-corbusier/5037e6c228ba0d599b000366-ad-classics-villa-savoyele-corbusier-image>.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D cita os 5 pontos do modernismo elaborados por Le Corbusier que são:

.planta livre;

.fachada livre;

.janela em fita;

.pilotis;

.terraço jardim

A Villa Savoye é o último projeto do período purista de Le Corbusier, também chamado de período de “maisons blanches” (casas brancas). Ali ele usa toda a sua concepção de modernidade e faz várias inovações desde o primeiro projeto da Villa, de 1928. Porém, os custos da construção são altos demais. Em 1929, Le Corbusier faz um novo orçamento mais barato, mas mesmo assim a construção da Villa vai custar 900 mil francos.

O fascínio dos artistas de vanguarda pelas máquinas e pela indústria está presente no projeto. De acordo com o próprio artista, a Villa é uma máquina para morar e para emocionar. O material empregado é o mais simples possível, o concreto. A obra não interfere na natureza, mas é sua espectadora, como se fosse um objeto, sem atrapalhar nada. A luminosidade e as cores presentes no interior são também elementos mais importantes que a construção mesma, e tudo isso é muito inovador para a época.

Um pouco antes de fazer a Villa Savoye, Le Corbusier havia teorizado sobre a arquitetura em uma obra, Vers une architecture lançada em 1927 – no Brasil, a publicação teve o nome de “Por uma arquitetura”. Nela, ele dizia que uma casa moderna deveria possuir cinco fatores, chamados de pontos de uma nova arquitetura. E a Villa Savoye reúne todos eles.

http://diretodeparis.com/villa-savoye-um-passeio-arquitetural-a-30-km-de-paris/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo