Acerca dos tipos de morte, assinale a assertiva correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CERTO. A morte súbita ocorre de forma inesperada e brusca, em um indivíduo de aparente bom estado de saúde, sempre de causa interna ou patológica, sem portanto qualquer influência externa ou violenta.
B) ERRADO. A morte súbita é aquela imprevista, que sobrevém instantaneamente e sem causa manifesta, atingindo pessoas com estado de saúde aparentemente normal.
C) ERRADO. A morte violenta é aquela que tem como causa determinante a ação abrupta e intensa, física ou química, sobre o organismo, de causa externa, e não interna.
D) ERRADO. A causa jurídica (e não médica) da morte se divide em suicídio, homicídio ou acidente.
E) ERRADO. A morte natural é a que resulta da alteração orgânica ou perturbação funcional provocada por agentes naturais, de causa interna, e não externa.
Gabarito do professor: Alternativa A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A morte pode ser natural, violenta (homicídio, suicídio ou acidente), ou indeterminada.
Resposta Correta: A
Compreendem-se, em Medicina Legal, sob o nome de morte súbita, os casos onde a morte sobrevem mais ou menos rapidamente, em alguns segundos, algumas horas, ou mesmo dias, mas de modo imprevisto, atingido, sem causa aparente um indivíduo até então de boa saúde ou que não apresentava se não ligeiros distúrbios ou que, pelo menos, assim parecia às pessoas que o circundavam.
Morte Natural: É aquela que sobrevem como conseqüência de um processo esperado e previsível. Por exemplo, nos casos de envelhecimento natural, com esgotamento progressivo das funções orgânicas. Em outros casos, o óbito é um corolário de um a doença interna, aguda ou crônica, a qual pode ter acontecido e transcorrido sem intervenção ou uso de qualquer fator externo ou exógeno.
Morte Violenta: É aquela que tem como causa determinante a ação abrupta e intensa, ou continuada e persistente de um agente biológico, físico ou químico sobre o organismo. Ex.: Homicídio, suicídio ou acidente.
Obs.: Na questão, a letra C está errada pelo final, onde diz que é de causa interna.
a)
A morte súbita é aquela imprevista, que sobrevém instantaneamente e sem causa manifesta, atingindo pessoas em aparente estado de boa saúde (CORRETA).
b)
A morte súbita é aquela imprevista, que sobrevém instantaneamente e sem causa manifesta, atingindo pessoas com estado de saúde delicado (ERRO).
c)
A morte violenta é aquela que tem como causa determinante a ação abrupta e intensa, física ou química, sobre o organismo, de causa interna (ERRO).
d)
A causa médica (ERRO) da morte se divide em natural ou violenta
e)
A morte natural é a que resulta da alteração orgânica ou perturbação funcional provocada por agentes naturais, de causa externa (ERRO).
GABARITO A
a) A morte súbita é aquela imprevista, que sobrevém instantaneamente e sem causa manifesta, atingindo pessoas em aparente estado de boa saúde.
b) A morte súbita é aquela imprevista, que sobrevém instantaneamente e sem causa manifesta, atingindo pessoas com estado de saúde delicado.
A morte súbita é aquela imprevista, que sobrevém instantaneamente e sem causa manifesta, atingindo pessoas em aparente estado de boa saúde.
c) A morte violenta é aquela que tem como causa determinante a ação abrupta e intensa, física ou química, sobre o organismo, de causa interna.
A morte violenta é aquela que tem como causa determinante a ação abrupta e intensa, física ou química, sobre o organismo, no qual interveio a força externa como causa desencadeante.
d) A causa da morte se divide em natural ou violenta.
A causa médica da morte se divide em natural, violenta e suspeita.
e) A morte natural é a que resulta da alteração orgânica ou perturbação funcional provocada por agentes naturais, de causa externa.
A morte natural é a que resulta da alteração orgânica ou perturbação funcional provocada por agentes naturais, de causa interna, sem intervenção ou uso de qualquer fator externo ou exógeno.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo