A dieta baixa em FODMAP inclui a redução da ingestão alimen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673701 Nutrição
FODMAP é um acrônimo em inglês que significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. São considerados carboidratos de cadeia curta de difícil absorção que, por seu poder osmótico, aumentam o volume de líquido no lúmen intestinal e são fermentados pelas bactérias do intestino, produzindo sintomas como gases e distensão abdominal.


No que tange aos FODMAPs, julgue os itens a seguir. 
A dieta baixa em FODMAP inclui a redução da ingestão alimentar dos cinco principais subgrupos de carboidratos, que são: frutose, lactose, polióis de açúcar, frutanos e galactooligossacarídeos (GOS). Essa restrição deve ser realizada em a longo prazo para minimizar os sintomas do indivíduo que apresenta dificuldade de absorção desses carboidratos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão sobre FODMAPs, é essencial entender que o texto de apoio menciona que esses compostos são carboidratos de cadeia curta de difícil absorção, que podem causar sintomas como gases e distensão abdominal. A questão aborda a dieta baixa em FODMAP e sua aplicação.

Alternativa correta: E - errado

O enunciado sugere que a restrição alimentar de FODMAPs deve ser realizada a longo prazo. Contudo, a resposta é considerada errada porque a dieta baixa em FODMAPs é, na verdade, uma intervenção que deve ser feita a curto ou médio prazo. O objetivo é identificar quais alimentos com alto teor de FODMAPs desencadeiam sintomas em cada indivíduo, para que, após um período de reintrodução, a dieta possa ser ajustada de maneira mais personalizada e sustentável no longo prazo.

Vamos analisar por que a alternativa é errada:

  • A dieta baixa em FODMAPs é dividida em três fases: a fase de restrição (curto prazo), a fase de reintrodução e a fase de personalização (longo prazo), onde se ajusta a dieta conforme a tolerância individual.
  • Não é recomendado manter uma dieta extremamente restritiva em FODMAPs a longo prazo, pois pode levar à desnutrição e afetar negativamente a microbiota intestinal.

Portanto, a assertiva está incorreta ao afirmar que a restrição deve ser prolongada a longo prazo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A dieta baixa em FODMAP inclui a redução da ingestão alimentar dos cinco principais subgrupos de carboidratos, que são: frutose, lactose, polióis de açúcar, frutanos e galactooligossacarídeos (GOS). Essa restrição deve ser realizada em curto prazo para minimizar os sintomas do indivíduo que apresenta dificuldade de absorção desses carboidratos.

A dieta baixa em FODMAP inclui a redução da ingestão alimentar dos cinco principais subgrupos de carboidratos, que são: frutose, lactose, polióis, frutanos e galactooligossacarídeos (GOS). Essa restrição deve ser realizada a curto prazo para minimizar os sintomas do indivíduo que apresenta dificuldade de absorção desses carboidratos.

Correção Explicada:

  1. Polióis de açúcar foi simplificado para polióis.
  2. A longo prazo foi corrigido para a curto prazo, uma vez que a dieta baixa em FODMAP é geralmente recomendada para ser seguida a curto prazo para identificar e minimizar os sintomas, e não como uma solução a longo prazo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo