Sobre o papel da vegetação e a qualidade urbanístico-ambient...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a correta.
Tema central da questão: O papel da vegetação na qualidade urbanístico-ambiental é fundamental. O conhecimento necessário para resolver a questão envolve compreender como diferentes tipos de vegetação, como árvores e arbustos, contribuem para a melhoria do ambiente urbano, estabilizando o solo, controlando enchentes, e melhorando a qualidade do ar.
Resumo teórico: A vegetação urbana possui várias funções ambientais importantes. Árvores e arbustos ajudam a reduzir o efeito de ilhas de calor, estabilizam solos, reduzem a erosão, ajudam no controle de enchentes, e melhoram a qualidade do ar ao reter poluentes. Este conhecimento é baseado em estudos sobre urbanismo sustentável e é apoiado por diretrizes como a NBR 9050 da ABNT, que menciona a importância de áreas verdes para a qualidade ambiental.
Justificativa da alternativa correta (D): A alternativa D destaca que a vegetação, variando em porte e estrato, pode estabilizar taludes, conter erosão, participar do controle de alagamentos e reter poluentes dispersos no ar. Isto está correto porque plantas de diferentes tamanhos e tipos desempenham funções complementares no ambiente urbano. Por exemplo, árvores de grande porte proporcionam sombra e reduzem o calor, enquanto arbustos podem ajudar na retenção de água e no controle da erosão.
Análise das alternativas incorretas:
A: Embora as árvores tenham um papel importante na amenização das ilhas de calor urbano, a afirmação de que elas não têm relevância no controle de enchentes está incorreta. Árvores contribuem significativamente para a infiltração de água no solo, ajudando a reduzir o escoamento superficial e, portanto, o risco de enchentes.
B: A ideia de que arbustos podem funcionar como cobertura vegetal primária para proteção do solo tem alguma base, mas a principal função dos arbustos em ambientes urbanos é complementar a ação das árvores, não substituí-las como cobertura primária.
C: A afirmação de que árvores e arbustos devem ser simultâneos na estabilização de margens de canais de drenagem e rios urbanos não é necessariamente verdadeira. Embora ambos possam contribuir para a estabilização, sua aplicação deve ser baseada em um projeto específico que considere as condições locais e as características do solo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cobertura vegetal primária: é aquela de máxima expressão local, com grande diversidade biológica, sendo os efeitos das ações antrópicas mínimos, a ponto de não afetar significativamente suas características originais de estrutura e de espécies.
Cobertura vegetal secundária ou em regeneração: é aquela resultante de processos naturais de sucessão, após supressão total ou parcial da vegetação primária por ações antrópicas ou causas naturais, podendo ocorrer árvores remanescentes da vegetação primária.
(RESOLUÇÃO Nº 29, DE 07 DE DEZEMBRO DE 1994)
Esses conceitos se aplicam a vegetação não urbana, vegetação de parques, florestas, reflorestamento, não se aplica a vegetação urbana porque esta é completamente remodelada às necessidades da população urbana, e não para contexto de conservação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo