No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, ...
No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.
A supervisão funcional foi criticada, no âmbito da
administração científica, porque pressupõe a
subordinação de um funcionário a dois ou mais chefes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A supervisão funcional é derivada de uma administração funcional. Essa administração consiste na interação do operário com seu respectivo supervisor de tarefas, ou seja, o operário quando da execução da tarefa “A", possuía um supervisor “A"; quando da execução da tarefa “B", possuía um supervisor “B" e assim sucessivamente. Isso caracterizava a divisão racional de tarefas e a supervisão funcional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
4.4.9 - Supervisão Funcional
Para Taylor, a característica mais marcante da administração funcional consiste no fato de que cada operário, em lugar de se colocar em contato direto com a administração num único ponto, isto é, por intermédio de seu chefe de turma, recebe orientação e ordens diárias de oito encarregados diferentes, cada um dos quais desempenhando sua própria função particular. A especialização do operário deve ser acompanhada da especialização do supervisor e não de uma centralização da autoridade. A supervisão funcional representa a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível dos supervisores e chefes. Essa concepção trouxe muitas críticas, pois se argumenta que um operário não pode subordinar-se a dois ou mais chefes.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) estabelecida pela Adm. Científica de Taylor pressupõe a supervisão funcional.
Supervisão funcional: existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa e parcial); Taylor era contrário à centralização da autoridade.
Gab. E
cuidado !! gabarito é certo!
Errei a questão, marquei (E). O Gabarito é correto.
Supervisão funcional
É a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional (relativa somente a sua especialidade) sobre os mesmos subordinados.
A divisão do trabalho e a especialização da supervisão
A supervisão funcional representa a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível dos supervisores e chefes. A administração funcional é um tipo de organização que permite que especialistas – e não-mestres – transmitam a cada operário o conhecimento e a orientação.
Logo,
Existe uma crítica ao fato do funcionário te que receber ordens de vários chefes.
A supervisão funcional de Taylor, foi uma tentativa de dar mais agilidade ao processo, podendo o subordinado questionar, ou responder a vários supervisores, que eram divididos por especialidade. Acontece que foi criticada pelo fato de haver várias pessoas respondendo de maneiras diferentes ao mesmo problema, causando um caos organizacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo