Sobre a sociedade da antiguidade oriental (6000 a.C) é possí...
Sobre a sociedade da antiguidade oriental (6000 a.C) é possível perceber que, em sua maior parte, aproveitavam as forças dos rios dos ventos e dos animais em seu benefício. A inventividade e imaginação desenvolvidas pareciam elevar a humanidade até os céus, através de edificações imponentes, observações astronômicas e representações religiosas.
Sobre as primeiras “civilizações”, associe as colunas e enumere com às suas respectivas classificações:
I. Sumérios.
II. Acádios.
III. Assírios.
IV. Babilônicos.
( ) foram os primeiros povos a povoar e controlar a região da Baixa Mesopotâmia, construíram diques para represar e armazenar águas, a agricultura associava-se à pecuária, criavam-se ovelhas, porcos e cabras, e desenvolveram a escrita cuneiforme (em forma de cunho).
( ) eram conhecidos pelas suas obras grandiosas, e em sua primeira fase, seu apogeu foi possível durante o governo do rei Hamurabi (1792 e 1750 a. C., aproximadamente). Desenvolveram um dos códigos de leis mais rígidos para o período: o Código de Hamurabi ou Lei de Talião.
( ) fundaram o reino sob o governo de Sargão I, que foi chamado de “soberano dos quatro cantos da Terra”, unificou politicamente o Centro e o Sul da Mesopotâmia, sua economia era baseada na agricultura, eram povos politeístas e tiveram um curto período de existência.
( ) ocuparam a região do alto Tigre, norte da Mesopotâmia. Seu principal monarca foi Assurbanipal. Ao longo de sua história, destacaram-se como principais cidades: Nínive, Assur e Nimord.
Sobre as afirmativas acima, assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência CORRETAMENTE: