O acometimento dos músculos paraescapulares em pacientes com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q281730 Medicina
Acerca de paralisia braquial obstétrica, julgue o item abaixo.
O acometimento dos músculos paraescapulares em pacientes com paralisia braquial obstétrica indica a ocorrência de lesão desenvolvida nas raízes nervosas antes de elas formarem os troncos do plexo braquial.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

A questão aborda a paralisia braquial obstétrica, uma condição que ocorre geralmente durante o nascimento, quando há lesão do plexo braquial, o conjunto de nervos que envia sinais da medula espinhal para o ombro, braço e mão. Compreender essa condição requer conhecimento sobre a anatomia e a fisiologia do plexo braquial, além das manifestações clínicas associadas às lesões em diferentes partes do plexo.

Vamos entender por que a resposta é certa:

Em casos de paralisia braquial obstétrica, se há acometimento dos músculos paraescapulares (músculos próximos à escápula), isso indica que a lesão ocorreu nas raízes nervosas antes que elas se juntem para formar os troncos do plexo braquial. Isso acontece porque as raízes nervosas afetam diretamente esses músculos antes de se agruparem em troncos maiores.

Agora, vamos explorar por que a alternativa C - certo é correta:

  • Lesão nas raízes nervosas: Um acometimento que afeta os músculos paraescapulares sugere que a lesão é proximal, ou seja, ocorre antes da formação dos troncos do plexo braquial. Isso é típico quando as raízes (C5-C6, geralmente) estão envolvidas.

A alternativa E - errado não se aplica, pois, se a lesão fosse nos troncos ou ramos distais, os sintomas nos músculos paraescapulares não seriam observados da mesma forma. A lesão distal frequentemente afeta áreas mais abaixo no braço.

Em síntese, a questão testa seu entendimento sobre a localização anatômica das lesões no plexo braquial e o impacto clínico que elas têm nos músculos inervados por essas estruturas nervosas. Identificar a origem da lesão é crucial para entender o quadro clínico apresentado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo