Leia o texto a seguir. Por que algumas pessoas se tornam mai...
Leia o texto a seguir.
Por que algumas pessoas se tornam mais esquecidas, com maior dificuldade de realizar cálculos ou planejar tarefas do dia a dia depois dos 80 anos, enquanto outras da mesma idade mantêm a mente afiada? A resposta parece estar na capacidade de preservar o volume e a qualidade da conexão entre algumas regiões cerebrais. A médica Laiz Laura de Godoy, da Universidade de São Paulo (USP), com colegas do Brasil, Canadá, Países Baixos e Reino Unido, analisaram imagens de ressonância magnética funcional de 31 idosos da capital paulista com mais de 80 anos e sem sinais de problemas cognitivos ou neurológicos. Eles foram inicialmente submetidos a testes de avaliação do quociente de inteligência (QI), memória, atenção, capacidade de planejamento e outras funções. Quatorze apresentaram um desempenho excepcional em uma das provas de memória, com resultado igual ou superior ao de indivíduos na faixa dos 50 aos 60 anos, e foram classificados como superidosos. Esses e os outros 17 idosos com desempenho compatível com a idade passaram por exames de ressonância magnética funcional, que analisa o cérebro em atividade. Das seis redes cerebrais importantes para o envelhecimento neurológico saudável, três – uma ligada à memória, outra relacionada às funções de planejamento e atenção e a terceira à linguagem – permitiram diferenciar os superidosos dos idosos com envelhecimento normal (American Journal of Neuroradiology, 16 de março).
IDOSOS com a mente superafiada. Pesquisa Fapesp, maio de 2023. Disponível em:
https://revistapesquisa.fapesp.br/idosos-com-a-mente-superafiada/. Acesso em: 12 mai. 2032.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Interpretação do Texto
O texto aborda a pesquisa sobre a atividade cerebral de idosos, em especial aqueles que mantêm a mente afiada mesmo após os 80 anos. A finalidade do texto é divulgar os resultados de uma pesquisa que investiga as conexões cerebrais e como elas influenciam a cognição na terceira idade.
Alternativa Correta: B - Divulgar os resultados de uma pesquisa sobre a atividade cerebral dos idosos.
Essa alternativa é a correta porque o texto se concentra em apresentar dados e resultados de uma pesquisa realizada por uma equipe de médicos e cientistas. A ênfase está na análise das imagens de ressonância magnética e nos resultados dos testes cognitivos aplicados aos idosos, que indicam como as conexões cerebrais podem afetar a memória e outras funções cognitivas.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
A - Elogiar o funcionamento do cérebro dos superidosos.
Essa alternativa é incorreta porque o texto não tem como objetivo elogiar, mas sim informar sobre a pesquisa e seus achados científicos.
C - Exaltar o comitê científico responsável pela pesquisa acerca do cérebro dos idosos.
Esta opção também é incorreta porque o texto não se foca na exaltação do comitê, mas sim nos resultados da pesquisa e suas implicações.
D - Detalhar as redes cerebrais mais ativas dos cérebros dos superidosos.
Essa alternativa é incorreta pois, embora o texto mencione redes cerebrais, ele não se aprofunda em detalhes específicos sobre cada uma delas, mas sim na comparação entre os grupos de idosos.
Assim, a alternativa B se destaca como a única que reflete a verdadeira finalidade do texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Divulgar os resultados de uma pesquisa sobre a atividade cerebral dos idosos.
tipo de texto informativo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo