Na cultura da soja ocorre uma doença causada por fungo e c...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O mofo-branco, ou podridão-de-Sclerotinia, é um doença altamente destrutiva causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, que ataca hastes e ramos de plantas de espécies como a soja, feijão e algodão, gerando amarelecimento, murcha, secamento de folhas, podendo inclusive levar à morte da planta.
Estruturas de resistência do fungo no solo (escleródios), quando em condições favoráveis, germinam e produzem as estruturas reprodutivas de onde saem os esporos, os chamados apotécios. O fungo através dos escleródios permanecem dormentes e viáveis no solo e a doença infecta principalmente o terço inferior das plantas. Escleródios possuem um duro envoltório que os protege contra as intempéries, possibilitando a sobrevivência no solo por longos períodos.
Sclerotinia vem do Grego SKLEROS, “duro”.
GABARITO LETRA D.
Mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum): a doenças se inicia por podridão úmida das hastes, que são rapidamente tomadas por abundante crescimento micelial esbranquiçado. O micélio se transforma em massas escuras e endurecidas, os escleródios, tanto na superfície quanto no interior das hastes e das vagens.
A infestação é mais intensa durante o florescimento e sob condições de elevada umidade e temperaturas amenas. A disseminação pode se dar tanto por infecções interna às sementes quanto por escleródios misturados às sementes. Depois de introduzido na área, é de difícil erradicação. Controle principalmente pelo emprego de sementes sadias e pelo tratamento de sementes. Em locais já afetados, realizar rotação de culturas com plantas mais resistentes, como milho.
FONTE: Estratégia Concursos.
Daqui a pouco eu volto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo