Leia o documento abaixo: "Nós, por conseguinte, representan...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3106401 História
Leia o documento abaixo:

"Nós, por conseguinte, representantes dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, reunidos em CONGRESSO GERAL, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela rectidão das nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colónias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colónias unidas são e de direito têm de ser ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES, têm inteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os actos e acções a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na protecção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra."
Trecho da A DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA D OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Fonte: escola. britannica.com.br.

Complete a lacuna:
"As independências na América espanhola foram fortemente influenciadas pelo exemplo da Independência dos Estados Unidos e pela ____________."
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre as independências na América espanhola, vamos selecionar a alternativa que completa corretamente a frase proposta pela questão.


A) Incorreta – As restrições econômicas impostas pelas metrópoles devem ser entendidas como causas das independências, mas não como influências. As limitações comerciais, como a proibição de comércio livre com outros países que não fossem a metrópole, geravam descontentamento nas colônias e contribuíram para o desejo de ruptura. No entanto, quando falamos em influências, estamos nos referindo a ideias, movimentos ou exemplos que inspiraram os líderes das independências.


B) Incorreta – O Império Britânico não interveio diretamente para ajudar nas independências da América espanhola. A Inglaterra tinha interesse em enfraquecer a Espanha e obter vantagens comerciais nas novas nações independentes, mas isso ocorreu por meio de apoio indireto, como fornecimento de armas e comércio, e não por uma intervenção militar.


C) Incorreta – Não houve qualquer envolvimento do Império Russo nas independências americanas.


D) Correta – A Independência dos Estados Unidos, proclamada em 1776, foi um marco que influenciou fortemente outras lutas por independência, especialmente na América Latina. Os ideais iluministas, presentes tanto na Revolução Americana quanto na Revolução Francesa (1789), inspiraram as colônias a buscarem liberdade política, igualdade jurídica e direitos individuais. Esses princípios, como o direito dos povos à autodeterminação e a separação dos poderes, foram fundamentais para as elites crioulas (descendentes de europeus nascidos na América) na defesa da ruptura com os impérios coloniais europeus. Portanto, a disseminação dos ideais iluministas motivou as elites e parte da população a exigir independência e novas formas de governo.


Gabarito – Letra D


Referência:


de Sá Mäder, Maria Elisa Noronha. "Revoluções de independência na América Hispânica: uma reflexão historiográfica." Revista de História 159 (2008): 225-241.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito letra d

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo