Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísti...
Maria Inês P. Cox. A noção de etnocídio: para pensar a questão
do silenciamento das línguas indígenas no Brasil. In: Polifonia,
v. 12, n.º 1. Cuiabá: EdFMT, 2006, p. 70-1 (com adaptações)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (22)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O uso do futuro do pretérito em “fariam” (l.6) e “seria” (l.8) indica que as características associadas a esses verbos constituem conceitos que a autora do texto não pretende que sejam tomados como seus.
O futuro do pretérito é uma forma verbal que é usada para expressar uma ação que é provável ou possível de acontecer no passado. No caso, a autora está usando o futuro do pretérito para expressar a ideia de que a divisão social e a dominação política são características essenciais da sociedade ocidental, mas que ela não acredita que essas características sejam positivas ou negativas. Ela está simplesmente dizendo que são características da sociedade ocidental.
A autora está usando o futuro do pretérito para distanciar-se dessas características e para mostrar que ela não acredita que sejam essenciais à sociedade ocidental. Ela está argumentando que a sociedade ocidental pode ser organizada de maneiras diferentes e que a divisão social e a dominação política não são as únicas formas de organizar uma sociedade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo