Para Zimerman (2008), é cada vez mais acirrada a competição ...
Para Zimerman (2008), é cada vez mais acirrada a competição entre as pessoas para se sobressair sobre as outras, numa sociedade em que prevalece a “lei do mais capaz” e valoriza sempre aqueles que aparentam ser mais bem-sucedidos.
Sob pressão para atingir metas idealizadas por essa sociedade, pela família, pela cultura e até por si próprios, muitos indivíduos veem suas limitações sendo transgredidas, o que promove uma condição angustiante para grande parte das pessoas.
Para a Psicanálise, esta disparidade é conhecida como “Ego Ideal” versus “Ego Real”, um estado de conflito responsável pela disseminação crescente do falso valor atribuído às pessoas. Ou seja, elas valem mais pelo que têm ou aparentam ser, do que de fato são.
A busca ávida pelo reconhecimento das outras pessoas torna-se cada vez mais premente, o que aumenta significativamente o número de portadores de um falso self. E, ainda, se o reconhecimento não vem, a cultura motiva uma baixa da autoestima que pode ser profundamente abalada e assim contribuir para o surgimento de estados depressivos.
Estamos nos referindo a: