Os orçamentos públicos nas democracias representativas são ...
Os orçamentos públicos nas democracias representativas são elaborados pelos poderes Executivo e Legislativo. Aliás, segundo os juristas especializados, a principal razão da existência do Legislativo, na sua função precípua de representação popular, está na coparticipação com o executivo na alocação dos recursos públicos por intermédio da elaboração dos orçamentos. O orçamento participativo incorpora a população ao processo decisório da elaboração orçamentária, seja por meio de lideranças da sociedade civil, audiências públicas ou por outras formas de consulta direta à sociedade. Trata-se de ouvir de forma direta as comunidades para a definição das ações do governo, para resolução dos problemas por elas considerados prioritários. Considerando o escopo acima, em relação as características do orçamento participativo, julgue as afirmativas abaixo como falsas (F) ou verdadeiras (V) e marque a alternativa com a sequência correta:
( ) Processo orçamentário que contempla a população no processo decisório, por meio de lideranças ou audiências públicas.
( ) Existência de uma coparticipação do Executivo e Legislativo na elaboração dos orçamentos.
( ) Processo orçamentário em que é explicitado apenas o objeto de gasto.
( ) Transparência dos critérios e informações que nortearão a tomada de decisões.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uma observação a respeito do terceiro item analisado, visto que, por se tratar de orçamento participativo, não há que se falar em explicitação apenas do objeto de gasto.
Este item traz uma característica do orçamento tradicional. O orçamento participativo, por envolver a comunidade, aprofunda o aspecto da transparência em sua elaboração e em sua execução.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo