São abundantes na natureza os exemplos de comportamento altr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: AL-RN
Q1207264 Biologia
São abundantes na natureza os exemplos de comportamento altruísta. As células se coordenam para manter sua divisão sob controle, formigas operárias de muitas espécies sacrificam sua fecundidade para servir à rainha e à colônia, leoas de um grupo amamentam os filhotes umas das outras. E os humanos ajudam outros humanos a fazer tudo, desde obter alimentos até encontrar pares e defender território. Mesmo que os auxiliadores não coloquem sua vida em risco, eles podem estar reduzindo seu sucesso reprodutivo em favor de outro indiví- duo. Ao longo de décadas biólogos discutiram a cooperação, esforçando-se para compreendê-la à luz da visão dominante da evolução. Charles Darwin, ao expor sua teoria sobre a evolução pela seleção natural – segundo a qual indivíduos com caracteres desejáveis se reproduzem com mais frequência do que seus pares e assim contribuem mais para a próxima geração – chamou essa competição de “a mais severa luta pela vida”. Alçado a sua lógica extrema, o argumento rapidamente leva à conclusão de que não se deve nunca ajudar a um rival e que um indivíduo pode, de fato, fazer bem ao mentir e enganar para vencer uma disputa. Vencer o jogo da vida – por bem ou por mal – é tudo o que importa. Por que, então, o comportamento altruísta é um fenômeno tão persistente? Nas duas últimas décadas venho usando as ferramentas da teoria dos jogos para estudar esse aparente paradoxo. Meu trabalho indica que, em vez de se opor à competição, a cooperação operou juntamente com ela desde o início para dar forma à evolução da vida na Terra, desde as primeiras células até o homo sapiens. A vida é, portanto, não apenas uma luta pela sobrevivência - é também, pode-se dizer, uma união pela sobrevivência. Em nenhum outro caso a influência evolutiva do altruísmo foi mais sentida do que entre os humanos. Minhas descobertas sugerem por que isso acontece e salientam que, assim como ajudar o outro foi fundamental para nosso sucesso no passado, deverá ser vital também para nosso futuro. Simulações evolucionistas indicam que a cooperação é intrinsecamente instável; períodos de prosperidade cooperativa inevitavelmente dão lugar à deserção destrutiva. Mesmo assim o espírito altruísta parece sempre se reconstituir; nossa bússola moral de alguma forma se reorienta.
(Adaptado de: Martin A. Nowak. Scientific American Brasil. Antropologia 2, junho/julho de 2013. p. 30-33)
Com base na argumentação a respeito da afirmativa de Charles Darwin como “a mais severa luta pela vida” (2º parágrafo), é correto afirmar que o autor do texto
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B.

Vamos entender por quê?

O texto apresenta uma discussão sobre o comportamento altruísta na natureza, analisando-o à luz da teoria da evolução de Charles Darwin. Darwin propôs que, na "mais severa luta pela vida", os indivíduos com características vantajosas têm maior probabilidade de sobreviver e reproduzir-se, passando essas características para a próxima geração. Este conceito sugere uma competição intensa pela sobrevivência.

No entanto, o autor do texto, Martin A. Nowak, utiliza a teoria dos jogos para aprofundar essa discussão, levando em consideração o papel da cooperação na evolução. Ele argumenta que, além da competição, a cooperação também desempenhou um papel crucial na evolução da vida na Terra. O texto menciona que, apesar de períodos de prosperidade cooperativa serem seguidos por deserções, o espírito altruísta se reconstitui, indicando um equilíbrio dinâmico entre competição e cooperação.

Portanto, a alternativa B está correta porque:

Alternativa B: O autor desenvolve um raciocínio no qual leva ao extremo as consequências da afirmativa de Darwin sobre a "luta pela vida". No entanto, ele aponta para um direcionamento moral nos rumos da sociedade, sugerindo que a cooperação também foi fundamental para a evolução humana e continuará a ser vital.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa está incorreta porque o autor não aceita plenamente o raciocínio de Darwin. Ele reconhece a importância da competição, mas também realça o papel crucial da cooperação na evolução, o que contrasta com a ideia de que o espírito competitivo sempre predominou.

Alternativa C: Esta alternativa está incorreta porque o autor não abandona os resultados da teoria evolucionista. Pelo contrário, ele utiliza a teoria dos jogos para complementar e expandir a compreensão da evolução, incorporando a cooperação como um fator importante.

Alternativa D: Esta alternativa está incorreta porque o autor não discorda de Darwin, nem afirma que a sobrevivência humana ocorreu sem interferência de regras morais. Ele destaca que a cooperação (uma forma de regra moral) também influenciou a evolução.

Alternativa E: Esta alternativa está incorreta porque o autor não diverge de Darwin ao ponto de rejeitar a teoria da evolução das espécies. Em vez disso, ele amplia a teoria ao incluir a cooperação como um fator evolutivo importante.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo