O trabalho, no caso de determinadas doenças, como, por exem...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A asbestose é uma doença profissional dose-dependente dos níveis de concentração de fibras de asbesto no ar, que se desenvolve lentamente, após tempos de exposição variáveis. Outras doenças associadas ao amianto podem ser desencadeadas com exposições a baixas concentrações. O asbesto é considerado carcinogênico humano confirmado no grupo A1.
Ela é a pneumoconiose , causada pela deposição de poeiras no pulmão e reação tissular que ocorre na sua presença, causada pela inalação de fibras de asbesto ou amianto. Ela se encontra listada em doenças do sistema respiratório relacionadas ao trabalho de acordo com a PORTARIA/MS N.º 1.339/1999 como Pneumoconiose devida ao asbesto (asbestose) e a outras fibras minerais (J61), entre os minerais fibrosos, o asbesto ou amianto é o de maior risco para a saúde.
A questão afirma que o trabalho pode não ser fator necessário para aparecimento de determinadas doenças ocupacionais, e por isso está errada, como podemos ver a asbestose, exemplo utilizado pela questão, é provocada pela inalação de asbesto ou amianto derivada da exposição química do funcionário em sua atividade laboral, ou seja, esta doença assim como várias outras são causadas diretamente pela exposição do trabalhador a contaminantes ou situações de riscos danosas a sua saúde, se tornando assim fator principal para o adoecimento do indivíduo, do qual sem eles tais doenças viriam a ocorrer.
Gabarito do Professor: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Que pergunta mais sem coerência é essa
A asbestose é a formação de tecido cicatricial generalizada no pulmão causada pela inalação de poeiras de amianto. A asbestose provoca falta de ar e redução da capacidade para exercícios.
A asbestose é considerada uma doença profissional, portanto (como ocorre com toda doença classificada como doença profissional) presume-se que a atividade profissional é condição necessária para sua ocorrência. Outro exemplo é a silicose, doença que ocorre pela inalação do pó da Sílica (mineral). É uma doença tiípica dos trabalhadores da mineração, portanto é uma doença profissional, não sendo adquirida sem o exercício de atividades específicas em mineração. Essa é uma presunção, que decorre da própria classificação normativa, portanto deve ser tomada por válida para provas.
ff
ERRADO. É uma doença típica ocupacional, exemplo clássico de Schilling I.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo