Códigos de Ética expressam sempre uma concepção de homem e ...
I - Art. 3º – O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras do Código. Parágrafo único: Existindo incompatibilidade, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente. II- Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos: - Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação; - Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo. III- Art. 11 – Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto no Código. IV- Art. 12 - Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará todas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - Apenas I, II e III estão corretas.
A questão trata dos princípios éticos que norteiam a prática profissional do psicólogo, de acordo com o Código de Ética Profissional. É importante que o psicólogo compreenda e aplique estes princípios para garantir o respeito aos direitos humanos e a qualidade dos serviços prestados.
Vamos analisar cada afirmativa:
Art. 3º - Afirmativa I: Este artigo aborda a responsabilidade do psicólogo ao se associar a organizações. Ele deve considerar se a missão e práticas da organização são compatíveis com o Código de Ética. Em caso de incompatibilidade, o psicólogo deve recusar prestar serviços e, se necessário, denunciar ao órgão competente. Essa afirmativa está correta.
Art. 6º - Afirmativa II: Refere-se ao relacionamento com profissionais de outras áreas, enfatizando a responsabilidade do psicólogo em encaminhar casos que não são de sua competência e em compartilhar apenas informações relevantes, respeitando o sigilo. Esta afirmativa também está correta.
Art. 11 - Afirmativa III: Quando o psicólogo é requisitado a depor em juízo, ele pode prestar informações, mas deve fazê-lo considerando as diretrizes do Código de Ética, especialmente as relacionadas ao sigilo e à confidencialidade. Esta afirmativa está correta.
Art. 12 - Afirmativa IV: O erro nesta afirmativa está em sugerir que o psicólogo deve registrar "todas" as informações nos documentos de equipe multiprofissional. Na realidade, ele deve registrar apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho, sempre respeitando o sigilo. Portanto, esta afirmativa está incorreta.
Com base na análise, a alternativa correta é a C, pois as afirmativas I, II e III estão corretas enquanto a IV está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acho que não fez sentido, se eu digo "todas as informações necessárias" não estou querendo dizer que são todas, mas apenas as necessárias, é muito diferente de "todas as informações".
Completamente de acordo com o comentário de Kunoichi. Sendo considerada necessária, a informação deve ser registrada, ou seja, todas as informações necessárias devem ser registradas. O que não devem ser registradas são todas as informações que forem obtidas do paciente e que não tenham relevância para o caso em questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo