Para realizar um preparo cavitário, alguns princípios devem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101290 Odontologia
Para realizar um preparo cavitário, alguns princípios devem ser seguidos. Alguns desses princípios dizem respeito ao que Black denominou de “Forma de Resistência”. Uma característica que prejudica a dispersão das forças mastigatórias
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é importante entender o conceito de "Forma de Resistência" no contexto da Dentística, especialmente em relação aos princípios de preparo cavitário. A "Forma de Resistência" refere-se às características do preparo que minimizam a chance de fratura do dente e do material restaurador sob a pressão das forças mastigatórias.

A alternativa correta é a Alternativa E: "são os ângulos internos e áxio-pulpar nítidos." Essa característica permite uma melhor distribuição das forças mastigatórias, reduzindo o risco de fraturas no material restaurador e na estrutura dental remanescente.

Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: "é a abertura da caixa oclusal com ¼ da distância intercuspídea."

A abertura da caixa oclusal deve ser adequada para permitir acesso e remoção de tecido cariado, mas o critério de ¼ da distância intercuspídea não está diretamente relacionado à "Forma de Resistência" em termos de dispersão das forças.

Alternativa B: "são as paredes vestibular e lingual da caixa proximal convergentes para oclusal."

Embora a convergência das paredes possa estar relacionada a outros aspectos do preparo cavitário, como a "Forma de Retenção", ela não se refere à dispersão eficaz das forças mastigatórias, que é o foco da "Forma de Resistência".

Alternativa C: "são as paredes pulpar e gengival paralelas e planas entre si."

Paredes paralelas e planas podem ajudar na estabilidade do material restaurador, mas a questão se refere especificamente à dispersão das forças, e a relação paralela não impacta diretamente essa característica.

Alternativa D: "é a parede axial expulsiva para oclusal."

Uma parede axial expulsiva não favorece a resistência às forças mastigatórias, pois não contribui para a dispersão das forças e pode até aumentar o risco de fratura.

Portanto, a alternativa E é a que mais adequadamente responde à pergunta sobre a "Forma de Resistência" devido à importância dos ângulos bem definidos para a distribuição das forças mastigatórias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os ângulos internos e áxio-pulpar nítidos devem ser arredondados

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo