O texto seguinte servirá de base para responder à questão a...
O texto seguinte servirá de base para responder à questão abaixo:
https://vejasp.abril.com.br/blog/arte-ao-redor/15-tirinhas-mafalda-quino/
Na tirinha há a presença de um outro texto, uma
música dos Beatles. É possível dizer, então, que a
intertextualidade aqui ocorre por meio de:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A citação direta é a transcrição de um trecho completo da obra que está sendo consultada, ou seja, trazer para o seu texto as palavras exatas do autor consultado. É a transcrição mais literal possível.
Citação direta: esse tipo de citação ocorre quando o autor copia o texto de forma integral, exatamente igual ao texto de origem. Deve-se citar o último nome do autor, o ano em que a obra foi publicada e o número da página de onde a citação foi retirada. Essas informações devem aparecer separadas por vírgula.
Veja abaixo os principais tipos de intertextualidade e alguns exemplos:
Paródia: Trata-se de uma imitação burlesca muito utilizada nos textos humorísticos, onde o sentido é levemente alterado, geralmente pelo tom crítico e o uso da ironia.
Paráfrase: Ela faz referência um texto, reproduzindo outro sem que a ideia original seja alterada.
Epígrafe: é muito utilizada em artigos, resenhas, monografias, e surge acima do texto, indicado por uma frase semelhante ao conteúdo que será desenvolvido no texto.
Exemplo de epígrafe utilizada num artigo sobre educação:
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
(Paulo Freire, “Pedagogia do Oprimido”)
Citação: Nesse caso, utilizam-se as próprias palavras de um texto-fonte, referida através de aspas e itálico já que se trata da enunciação de outro autor. Do contrário, se a citação não apresentar a fonte, ela é considerada “plágio”.
Exemplo de citação:
Em entrevista à revista Veja (1994) Milton Santos aponta: “A geografia brasileira seria outra se todos os brasileiros fossem verdadeiros cidadãos. O volume e a velocidade das migrações seriam menores. As pessoas valem pouco onde estão e saem correndo em busca do valor que não têm”.
Alusão: É também chamado de “referência”, de forma que faz uma referência explícita ou implícita ao texto-fonte.
Exemplo de alusão:
Ele me deu um “presente de grego”. (a expressão faz alusão à Guerra de Troia, indicando um presente mal e que pode trazer prejuízo)
Hipertexto: hipertexto (também chamado de hipermídia) é um texto dentro de outro texto e originalmente é uma espécie de obra coletiva que se assemelha ao pastiche.
Exemplo de hipertexto:
Links inseridos nos artigos da internet, construindo assim, uma rede de informações interativa e não-linear.
Pastiche: diferente da paródia, o pastiche artístico e literário trata-se da imitação de um estilo ou gênero e, normalmente, não apresenta um teor crítico ou satírico.
Exemplo de Pastiche:
Texto original
“Pois é. Tenho dito. Tudo aleivosia que abunda nesses cercados. Maisquenada. Foi assim mesmo, eu juro, Cumpadre Quemnheném não me deixa mentir e mesmo que deixasse, eu mentia. Lorotas! Porralouca no juízo dos povos além das Gerais! Menina Mágua Loura deu? Não deu.(...)”
(Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”)
Texto com pastiche
“Compadre Quemnheném é que sabia, sabença geral e nunca conferida, por quem? Desculpe o arroto, mas tou de arofagia, que o doutor não cuidou no devido. Mágua Loura era a virge mais pulcra das Gerais. Como a Santa Mãe de Deus, Senhora dos Rosários, rogai por nós! (...)”
(Carlos Heitor Cony, Folha de S. Paulo, 11/09/1998)
Bricolagem: ocorre por meio da “colagem” de diversos textos, ou seja, um texto é constituído a partir de fragmentos de outros e, por isso, se aproxima do conceito de hipertexto. É um tipo de intertextualidade muito utilizado na música e na pintura.
https://www.todamateria.com.br/tipos-de-intertextualidade/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo