Chaveta é um corpo prismático que pode ter faces paralelas ...
Chaveta é um corpo prismático que pode ter faces paralelas ou inclinadas, em função da grandeza do esforço e tipo de movimento que deve transmitir. É construída normalmente de aço. A união por chaveta é um tipo de união desmontável, que permite às árvores transmitirem seus movimentos a outras peças.
Correlacione os tipos de chavetas, apresentados na coluna da esquerda, com suas características.
1. Chaveta plana
2. Chaveta tangencial
3. Chaveta encaixada
4. Chaveta meia-cana
5. Chaveta de disco
( ) É a chaveta mais comum, e para facilitar seu emprego, o rasgo da árvore é sempre mais comprido que a chaveta.
( ) Sua base é côncava com inclinação de 1:100, com ou sem cabeça, e transmite o movimento por efeito do atrito, de forma que, quando o esforço no elemento conduzido é muito grande, a chaveta desliza sobre a árvore.
( ) É similar à chaveta encaixada, tendo, porém, no lugar de um rasgo na árvore, um rebaixo plano, com inclinação de 1:100 com ou sem cabeça, onde seu emprego é reduzido, pois serve somente para a transmissão de pequenas forças.
( ) É formada por um par de cunhas com inclinação de 1:60 a 1:100 em cada rasgo, são sempre utilizadas duas chavetas e os rasgos são posicionados a 120º, e pelo posicionamento (uma contra a outra) é muito comum o seu emprego para transmissão de grandes forças, e nos casos em que o sentido de rotação se alterna.
( ) É uma variante da chaveta paralela, porém recebe esse nome porque sua forma corresponde a um segmento circular. É comumente empregada em eixos cônicos por facilitar a montagem e se adaptar à conicidade do fundo do rasgo do elemento externo.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta de
cima para baixo.