Com relação à obra de Hannah Arendt (Origens do Totalitaris...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068064 História
Com relação à obra de Hannah Arendt (Origens do Totalitarismo), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A autora nota um antissemitismo como ideologia leiga e outro como ódio religioso aos judeus.
II – Os nazistas eram meros nacionalistas.
III – O nacionalismo nazista assemelhava-se à propaganda nacionalista da União Soviética. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

 

Hannah Arendt se destaca como uma das mais importantes pensadoras no campo de filosofia política do século XX, sendo seu trabalho considerado original.  De origem alemã, nascida em Linden, refugiou-se no Estados Unidos, após te ficado por algum tempo em campo de concentração na França, por conta do  Nazismo . Seu nome era Johanna Cohn Arendt, mas ficou internacionalmente conhecida pelo apelido Hannah. Foi, nos EUA, apátrida (sem nacionalidade) e, consequentemente, sem direitos políticos durante 18 anos. Essa experiência certamente impulsionou suas reflexões. Um dos textos mais importantes desse período é justamente o que tem como título Nós Refugiados (1943).  Precisou de ajuda de amigos até meados de 1951, o ano de publicação de seu primeiro livro, As Origens do Totalitarismo, que a tornou conhecida como teórica política.

A questão demanda do respondente um conhecimento mais do que básico acerca da filosofia de Hannah Arendt. Ou seja, é preciso a leitura de sua obra e de obras de interpretação da mesma. Não é uma pergunta fácil

Sobre ela e sua filosofia uma publicação interessante é Por que ler Hannah Arendt hoje? De Richard Bernstein, com tradução e apresentação de Adriano Correia e Nádia Junqueira Ribeiro

 

Afirmativa I- VERDADEIRA . O anstissemitismo, segundo Arendt, tem duas vertentes, uma laica por referir-se a uma aversão aos judeus enquanto povo. E o ódio aos judeus de origem religiosa, que tem origem mais antiga, e que aponta os judeus como bodes expiatórios do surgimento de crises e catástrofes.

 

Afirmativa II- FALSA- O Nazismo é um projeto que alcança todos os setores da sociedade e não parte apenas de um ideário nacionalista. Arendt o entendia como exemplar de um novo regime de governo, nunca antes visto em nossa história, que contava com o apoio das massas, uma ideologia coerente com o terror.

 

Afirmativa III- VERDADEIRA- De fato, Hannah Arendt aproxima nazismo do regime soviético ao propor que ambos defendem o ideia de nação como uma totalidade, sem lugar para oposição e dissidência.

 

Alternativas

 

A)     INCORRETA

B)     INCORRETA

C)     INCORRETA

D)     CORRETA- São verdadeiras as afirmativas I e III

E)      INCORRETA

 

RESPOSTA: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra D.

Comentando a errada.

II - Os nazistas eram os mais extremados dos nacionalistas. Sua origem remete aos soldados que não conseguiram se adaptar a vida civil após o fim da Primeira Guerra Mundial e a realidade imposta pelo Tratado de Versalhes. Acabam por formar grupos paramilitares (Freikorps) lutando contra os levantes comunistas ou tentando golpes de estado (Putsch de Munique - 1923). O Partido Alemão dos Trabalhadores foi fundado em 1919 e extinto em 1920, sendo sucedido pelo Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, conhecido como Partido Nazista.

O que torna essa questão correta é que ela limita à obra de Arendt e não a historiografia geral

alguém poderia me explicar o que a questão quer dizer por um antissemitismo e outro antissemitismo (alternativa I)?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo