Na técnica denominada ART, o material restaurador preferenc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101306 Odontologia
Na técnica denominada ART, o material restaurador preferencial é o cimento de ionômero de vidro. Para sua inserção na cavidade, um cuidado essencial é que o CIV ainda apresente brilho, que indica que há
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Algum professor para explicar essa questão?

O pó, composto de fluorsilicato de cálcio, alumínio e ácido poliacrílico liofilizado, reage com o líquido ( água destilada + ácido tartárico ).

A reação é similar a de um ácido com uma base formando um poli-sal ( matriz ) preenchido com partículas de carga ( silicato ) que reagem na sua periferia formando hidrogel-silício.

Nos cinco minutos iniciais há a formação de um gel de policarboxilato de cálcio ( adesão inicial a estrutura dentária).

O hidrogênio do ácido poliacrílico desloca os íons cálcio e fosfato do esmalte e dentina, que reagem com os grupos carboxílicos da cadeia do ácido poliacrílico.

oi

● Convencionais: O líquido contém ácidos policarboxílicos de cadeia longa. O pó é constituído por partículas de vidro de silicato de alumínio e cálcio. A principal característica deste tipo de ionômero é seu tempo de presa prolongado, que obriga o dentista a proteger a superfície da restauração (como será visto adiante).

● Modificados por resina: além das partículas de vidro e dos ácidos policarboxílicos, apresenta monômeros (por exemplo, o metacrilato de hidroxietila, HEMA). Neste material acontecem duas reações simultaneamente: ácido-base (mais lenta) e polimerização (mais rápida). A rede polimérica formada “protege” a matriz de policarboxilato de cálcio/alumínio em formação.

● Modificados por metais: apresenta a adição de partículas constituídas por ligas metálicas semelhantes à do amálgama com o objetivo foi melhorar suas propriedades mecânicas. No entanto, o resultado foi um material pouco estético, de cor acinzentada e sem melhoria das propriedades mecânicas

A questão quer saber o que ocorre na fase inical de presa, especificamente na caracterísitca brilhosa do CIV. E é exatamente nesta fase que o grupo carboxílico está livre para unir ao cálcio do dente. As outras alternativas podem até ser verdadeiras, como a C, mas ela não satifaz ou responde o enunciado da questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo