A medida da circunferência do pescoço é um indicador do esta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Nutricionista |
Q64474 Nutrição
Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado
nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.

A medida da circunferência do pescoço é um indicador do estado nutricional e é usada como instrumento de triagem para detectar indivíduos com excesso de peso ou obesidade.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"A relação pescoço/coxa (RPCoxa) compreende a razão entre o perímetro do pescoço (cm), aferido no ponto médio da altura do pescoço (Figura 4), e o perímetro médio da coxa (cm), os quais têm sido usados como índices de distribuição do tecido adiposo subcutâneo das regiões corporais superior e inferior, respectivamente. Seguindo o modelo de composição corporal tricompartimental (tecido adiposo subcutâneo e visceral e massa magra), após ajuste para massa magra e para tecido adiposo visceral, Sjöström e cols. identificaram correlação positiva entre o perímetro do pescoço e fatores de risco cardiovascular relacionados à RI, enquanto o perímetro da coxa apresentou correlação inversa. Laakso e cols., em estudo realizado com 541 adultos distribuídos segundo quintis do perímetro do pescoço, identificaram maiores frequências de hiperglicemia e hiperinsulinemia nos quintis superiores da medida, sugerindo a utilização do perímetro do pescoço, em screenings populacionais, como indicador de indivíduos em risco para RI. Ben-Noun e Laor também encontraram correlação significante entre o perímetro do pescoço com diversos fatores de risco cardiovascular relacionados à RI."

VASQUES, Ana Carolina et al. Indicadores Antropométricos de Resistência à Insulina. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1) : e14-e23









 

"É importante ressaltar que tanto a classificação do IMC quanto a da circunferência do pescoço indicaram uma prevalência de sobrepeso e obesidade entre os diabéticos, sugerindo essa medida como indicativo de prognóstico de sobrepeso e obesidade."

MIRALLES, Clara Silvana Weiler et al. Análise comparativa do perfil de diabéticos usuários de Unidades Básicas de Saúde. ConScientiae Saúde, 2011;10(3):449-459.





 




 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo