No que se refere à obra de Bittencourt (Ensino de História)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068076 História
No que se refere à obra de Bittencourt (Ensino de História), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As lembranças de muitos alunos da História escolar e os livros escolares produzidos no século XIX indicam o predomínio de um método de ensino voltado para a memorização.
II – Aprender História antigamente significava saber de cor nomes e fatos.
III – Os livros de História antigamente não seguiam os mesmos moldes dos livros de catecismo. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Ao analisar a obra de Bittencourt sobre o ensino de História, podemos destacar os seguintes pontos:

Item I: Destaca que, baseado em lembranças de alunos e nos livros escolares do século XIX, o ensino de História privilegiava a memorização. Isso significa que a metodologia de ensino da época era focada em fazer com que os alunos memorizassem conteúdos, ao invés de entenderem e analisarem criticamente os eventos históricos.

Item II: Reforça que aprender História, naquela época, era sinônimo de saber de nomes e fatos de cor. Isso está alinhado com a abordagem memorística mencionada no primeiro item, limitando o aprendizado à retenção de informações específicas.

Item III: Alega que os livros de História não seguiam o mesmo modelo dos livros de catecismo. No entanto, essa afirmação é incorreta, pois os livros didáticos de História daquela época frequentemente se assemelhavam aos de catecismo, em termos de estrutura e objetivo de ensinar por memorização.

Dessa forma, ao considerar os comentários feitos sobre cada item, concluímos que as alternativas corretas são:

- Apenas os itens I e II são verdadeiros, o que corresponde à alternativa D. Esses itens refletem o enfoque tradicional do ensino de História que priorizava a memorização de fatos e datas, um método que tem sido cada vez mais questionado e substituído por práticas pedagógicas que buscam o desenvolvimento do pensamento crítico e a compreensão contextual dos eventos históricos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta letra D.

Comentando a errada.

III - O sistema educacional brasileiro advém dos mosteiros e colégios religiosos, o qual a prática de ensino era o conhecimento por repetição, típico das práticas missionárias e da catequese. Não era estimulado o pensamento crítico e questionador, e o professor é quem detinha o poder da palavra absoluta.

A obra "Ensino de História: fundamentos e métodos" de Ana Maria Mauad, Carla Bassanezi Pinsky e José Carlos Reis (orgs.), mais conhecida como "Bittencourt", é uma importante referência para professores e estudantes de história que buscam compreender os fundamentos e métodos do ensino dessa disciplina.

O livro aborda diversos temas relacionados ao ensino de história, como a formação do professor, as diferentes abordagens historiográficas, a importância do contexto social e cultural para a compreensão da história, o uso de fontes históricas e as técnicas para a elaboração de planos de aula e atividades pedagógicas.

Uma das principais contribuições da obra é a sua ênfase na importância do ensino de história como ferramenta para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Para isso, os autores defendem que o ensino de história deve ir além da memorização de fatos e datas e buscar uma compreensão mais profunda dos processos históricos e das relações entre o passado e o presente.

A obra "Bittencourt" é recomendada para professores e estudantes de história que desejam aprimorar seus conhecimentos e práticas pedagógicas, bem como para aqueles que buscam compreender a importância do ensino de história para a formação de uma sociedade mais crítica e democrática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo