Considerando a estratégia para manter-se no poder, qual just...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2115731 História
Considerando a estratégia para manter-se no poder, qual justificativa Getúlio Vargas utilizou para ficar no poder de 1937 a 1945?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em 1937, diante da polarização política entre fascistas e socialistas, Vargas deu um golpe político, segundo ele, para evitar o perigo vermelho (comunismo). Iniciou-se, então, um período de Ditadura, marcada pela perseguição, prisão e tortura de opositores e uma ambiguidade política, marcada por um apoio não explícito à Alemanha de Hitler, fazendo crescer o movimento integralista no Brasil, e a reviravolta para o lado dos EUA, alinhando-se aos Aliados na 2ª Guerra Mundial. A questão pede a justificativa para Vargas se manter na presidência, quando ele deveria convocar eleições. Vale a leitura de 1937: o golpe que mudou o Brasil - Estado Novo, de Antonio Luiz D'Araújo.

 

A)      CORRETA – Em 1935, houve a Intentona Comunista, um fracassado plano de revolução liderado por Luís Carlos Prestes. Esse foi o pretexto utilizado por Vargas para decretar o combate ao comunismo e defender a necessidade de reforçar o poder da presidência. Com isso, estabeleceu uma ditadura que durou até 1945.

 

B)      INCORRETA – A polarização entre integralistas e comunistas e a necessidade de conter a desordem social e política foram argumentos para a instalação de uma ditadura.

 

C)      INCORRETA – A justificativa passava pela infiltração comunista entre os trabalhadores. Era preciso controlar profundamente os movimentos de trabalhadores e eliminar o perigo representado pelos sindicatos independentes, que foram perseguidos e reprimidos.

 

D)     INCORRETA – A política voltada para a valorização do café não sofreu com a chegada de Vargas ao poder, ainda que ele defendesse um projeto de industrialização. Inclusive, ele criou o Instituto Brasileiro de Café, para manter a política de subsídios.

 

E)      INCORRETA –  A crise de 1929 representou a crise do modelo liberal na economia e na política. Em função de seus efeitos, surgiram vários governos autoritários no mundo, incluindo o Brasil.

 

RESPOSTA: A

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

plano cohen, criado para ludibriar a população.

Ainda que seja a "menos errada", há um erro material quanto à data da alternativa A, pois o Plano Cohen foi "descoberto" em 1937. 1935 foi o ano da Intentona Comunista, uma tentativa de golpe debelada rapidamente pelo governo.

questão que induz ao erro, tem que se atentar

Plano Cohen = criado pela Ação Integralista Brasileira, para dar + 8 anos de poder a Getúlio Vargas, através de um documento FALSO, que os Comunistas (Aliança Nacional Libertadora + URSS) suposta "Dominação comunista no Brasil"

O Plano Cohen foi inventado pelo Olímpio Mourão, um militar que, tempos mais tarde, seria fundamental no golpe militar de 64.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo