Sobre os critérios de seleção e redação de um release, atrib...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1169777 Jornalismo

No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.

Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.

(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)

Sobre os critérios de seleção e redação de um release, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( ) Informação gratuita, de uso facultativo e com características jornalísticas.

( ) Informação paga sob a forma de informe oficial.

( ) Exatidão, objetividade e veracidade.

( ) Informações que favoreçam sempre o órgão público ou empresa.

( ) Transparência e interesse público.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - V, F, V, F, V.

O tema central dessa questão é a redação e seleção de releases (comunicados de imprensa) nas assessorias de comunicação, especialmente no contexto de órgãos públicos.

Para resolver essa questão, é necessário entender como os releases devem ser elaborados para serem úteis e noticiáveis. No texto, há uma crítica ao uso ineficaz dos press releases, destacando que muitos são mal feitos e acabam não sendo interessantes para os leitores ou jornalistas.

Justificativa da Alternativa Correta:

  • Verdadeiro (Informação gratuita, de uso facultativo e com características jornalísticas): Releases são geralmente disponibilizados gratuitamente como uma forma de comunicar algo de interesse público, não sendo obrigatória sua publicação pelos veículos de comunicação.
  • Falso (Informação paga sob a forma de informe oficial): Um release não é pago; ele é distribuído gratuitamente pelas assessorias, ao contrário de informes publicitários que são pagos.
  • Verdadeiro (Exatidão, objetividade e veracidade): Esses são critérios essenciais na redação de releases, para que a informação seja confiável e de utilidade jornalística.
  • Falso (Informações que favoreçam sempre o órgão público ou empresa): Embora releases possam ser usados para melhorar a imagem de uma entidade, a informação precisa ser imparcial e de interesse público.
  • Verdadeiro (Transparência e interesse público): Releases devem priorizar a transparência e servir o interesse público, não sendo apenas peças de propaganda.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - V, V, F, F, V: A segunda afirmação é incorreta. Releases não são pagos.
  • C - V, F, F, V, V: A terceira afirmação é incorreta. Releases devem ter exatidão, objetividade e veracidade.
  • D - F, V, V, F, F: A primeira afirmação é verdadeira. Releases são gratuitos e têm características jornalísticas.
  • E - F, V, F, V, F: As duas primeiras afirmações estão equivocadas. Releases são gratuitos e têm exatidão, objetividade e veracidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo