O guia do COBIT 5 traz considerações acerca dos modelos de c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q839352 Governança de TI
O guia do COBIT 5 traz considerações acerca dos modelos de capacidade x maturidade, sobre os quais é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a alternativa E.

Vamos agora entender por que cada alternativa é o que é:

Alternativa E: "Uma organização que utilizava a abordagem dos atributos do modelo de maturidade do COBIT 4.1 poderá reutilizar os dados da sua avaliação e reclassificá-los segundo as avaliações de atributos do COBIT 5."

Essa alternativa está correta porque o COBIT 5 permite que os dados de avaliações anteriores com o COBIT 4.1 sejam reutilizados. O COBIT 5 introduz um modelo de avaliação de capacidade, mas isso não impede a reclassificação dos dados segundo os novos padrões.

Alternativa A: "Os atributos de capacidade de processo do COBIT 4.1 e os atributos de maturidade do COBIT 5 não são idênticos."

Essa alternativa está incorreta. O COBIT 5 unifica os conceitos de acordo com a ISO/IEC 15504, então há uma continuidade e evolução dos atributos de capacidade de processo e maturidade entre as versões, não uma diferença que invalide a reutilização de dados.

Alternativa B: "Não há mais um modelo de capacidade específico por processo detalhado no COBIT 5, porque a abordagem da avaliação da maturidade de processo ISO/IEC 15505 não exige isso e ainda proíbe esta abordagem."

Essa alternativa está incorreta. A ISO/IEC 15504 (não 15505) não proíbe a detalhação da capacidade de processo. Pelo contrário, o COBIT 5 se alinha com essa norma para fornecer um modelo de avaliação de capacidade.

Alternativa C: "No COBIT 5 o modelo de avaliação fornece uma escala de medição para cada atributo de maturidade e orientação sobre como aplicá-la, então para cada processo uma avaliação pode ser feita para cada um dos seis atributos de capacidade."

Essa alternativa está incorreta porque o COBIT 5 utiliza um modelo de avaliação baseado em atributos de capacidade, seguindo a ISO/IEC 15504, mas não se refere a "seis atributos de capacidade". A escala de medição é mais complexa e envolve diferentes níveis de capacidade.

Alternativa D: "O modelo de maturidade do COBIT 5 visa produzir um perfil de maturidade da organização. Esta abordagem pode ser utilizada caso haja foco na melhoria em vez da necessidade de obter um número de maturidade para fins de relatório."

Essa alternativa está incorreta pois o COBIT 5 se concentra na avaliação de capacidade do processo, não exclusivamente na maturidade. Ele pode ser usado para ambos: melhoria contínua e relatórios.

Espero que essa explicação tenha clareado sua compreensão sobre os modelos de capacidade e maturidade no COBIT 5. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme o guia do COBIT 5:

A) Os atributos de maturidade do COBIT 4.1 e os atributos de capacidade de processo do COBIT 5 não são idênticos.

 

B) Não há mais um modelo de maturidade específico por processo no conteúdo do processo detalhado do COBIT 5 porque
a abordagem da avaliação da capacidade de processo ISO/IEC 15504 não exige isso e ainda proíbe esta abordagem. (Senti uma pontinha de maldade nessa alternativa... RSRSRS)

 


C) No COBIT 5 o modelo de avaliação fornece uma escala de medição para cada atributo de capacidade e orientação sobre como aplicá-la, então para cada processo uma avaliação pode ser feita para cada um dos nove atributos (NÃO, SEIS) de capacidade.

 

D) O modelo de maturidade do COBIT 4.1 produziu um perfil de maturidade de uma organização. O principal objetivo deste perfil era identificar em quais dimensões ou para quais atributos havia pontos fracos específicos que necessitavam de melhorias. Esta abordagem foi usada pelas organizações quando havia um foco na melhoria em vez da necessidade de obter um número de maturidade para fins de relatório.

 

E) As organizações que utilizam a abordagem dos atributos do modelo de maturidade do COBIT 4.1 podem reutilizar os atuais 
dados da sua avaliação e reclassificá-los segundo as avaliações de atributos do COBIT 5. (RESPOSTA).

 

Bons estudos!

Uma pontinha não, um caminhão de maldade na alternativa B.

Uma dúvida sobre a letra A: os modelos do 4.1 e do 5 são idênticos? Pq o item diz que não são. Pra mim esse item tá verdadeiro.

Arian Menezes na letra A existe uma pegadinha, no COBIT 5 não se usa mais o termo maturidade agora fala-se de capacidade, os termos foram invertidos, aliás com mão dessa informação a única alternativa que sobraria seria a letra E, que é a resposta.

 "Os atributos de maturidade do COBIT 4.1 e os atributos de capacidade de processo do COBIT 5 não são idênticos. Eles
sobrepõem-se/mapeiam até certa medida, conforme demonstrado na figura 21. As organizações que utilizam a abordagem
dos atributos do modelo de maturidade do COBIT 4.1 podem reutilizar os atuais dados da sua avaliação e reclassificá-los
segundo as avaliações de atributos do COBIT 5, com base na figura 21."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo